Loading...
Tecnologia e Inovação

Vitrine tecnológica da Aintec: Violaceína

violaceína

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre a Violaceína, uma composição inventada pela UEL, disponível na vitrine tecnológica da Agência, que promete agir contra a resistência bacteriana.

A UEL, em parceria com a Unicamp, desenvolveu uma composição com nanopartículas de prata biológica e um pigmento com atividade antibacteriana chamado de violaceína. Essa composição diminui a concentração dos compostos, como medicamentos por exemplo.

A composição diminui também os efeitos adversos dos medicamentos e é eficaz em caso de resistência bacteriana para um dos compostos presentes nos remédios. Assim, a mistura aumenta o alcance da ação antibacteriana e pode trazer benefícios aos setores de indústrias farmacêuticas, materiais hospitalares, têxtil, biotecnologia e veterinária.

A aplicação dessa invenção se faz necessária porque a disseminação do uso de antibióticos fez com que as bactérias também desenvolvessem defesas relativas aos agentes antibacterianos. Dessa forma, a resistência aos compostos também aumentou.

A resistência bacteriana a diversos antibióticos e agentes quimioterápicos impõe limitações às opções para o tratamento de infecções, representando uma ameaça para a saúde pública. Assim, fica clara a necessidade de obtenção de novas drogas.

A vitrine tecnológica da Aintec contém patentes e registros pertencentes à UEL que estão disponíveis para licenciamento, transferência de tecnologia, comercialização ou novos negócios.

Caso tenha interesse no nessa composição, que propões uma maneira de ação que independe da resistência de bactérias, acesse o site www.aintec.com.br ou entre em contato conosco. Repetindo: www.aintec.com.br.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.