Loading...
Jornalismo Cultural

Vila Cultural AlmA Brasil promove eventos infantis

Por Rakelly Calliari

Os próximos finais de semana serão e atrações para as crianças, na Vila Cultural AlmA Brasil. No próximo sábado, dia 01, haverá contação de histórias e oficina de confecção de carimbos artesanais para os pequenos, a partir das 15h. A contação é conduzida pelo grupo Fio da Meada, que estreia “De onde nascem as histórias”, um conto tradicional da África do Sul.

Já a oficina é ministrada pela professora Adriana Siqueira, que propõe a transformação de materiais do cotidiano em objetos criativos: “Utilizamos tampas de garrafa, papelão, isopor. Com olhos mãos e olhos atentos, esses materiais aparentemente banais traduzem ideias e histórias em imagens, o que faz muito sucesso com as crianças”, conta.

Já no dia 09 de abril, domingo, a programação é voltada para os bebês e seus familiares, convidados a participar da bricadeira musical “Colcha de Retalho”, com o grupo Tem Criança no Samba. A vivência tem como ponto de partida os ensinamentos da pesquisadora Lydia Hortélio, que defende a reelaboração promovida constantemente pela cultura popular na vida em comunidade e a importância desse processo na recepção dos novos membros. Cantigas, pequenas brincadeiras e embalos fazem parte deste roteiro aberto aos amigos da primeira infância, com duração de 40 minutos. A atividade é conduzida pelos músicos brincantes Rafael Fuca, Rafael Rosa e Rakelly Calliari.

ALMA BRASIL – As atividades são abertas ao público e não terão cobrança de ingresso; ao invés disso, os artistas passarão o “chapéu” pedindo contribuições espontâneas para a Vila Cultural AlmA Brasil que, assim como as demais vilas culturais londrinenses, vem se esforçado para não interromper as atividades neste período de indefinições no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Para manter a estrutura mínima necessária em funcionamento, os coletivos que integram o espaço estão promovendo uma pizzada, com entrega na manhã deste sábado (01). A pizza custa R$20.

A Vila tem mais de dez anos e abriga atividades ligadas à cultura popular brasileira, dando vazão a expressões como o maracatu, coco, samba de roda, teatro de rua e a comunicação popular e comunitária. É sede da emissora AlmA Londrina Rádio Web, do grupo Maracatu Semente de Angola e da Cia Teatro de Garagem, entre outros projetos. O endereço é Rua Argentina, 693, próximo ao posto de saúde da Vila Brasil.