Loading...
MeiaEntradaCast

Tropa de Elite: o filme.

No MeiaEntradaCast de hoje, Renan Fileto, Maike Alves e o historiador Marcelo Silva (Fronteiras no Tempo) se dedicam a debater a questão da segurança pública tendo como pano de fundo um dos principais filmes do cinema nacional recente: Tropa de Elite, de José Padilha!

Se você já tinha consciência e consumia cultura pop nos idos de 2007, você com certeza não passou imune à Tropa de Elite. O filme começou a chamar a atenção devido ao seu vazamento na internet. Até hoje a história é mal explicada. No entanto, a produção alega que o filme acabou caindo na internet quando ainda estava em fase de pós-produção. A verdade é que esse fato tornou o filme extremamente conhecido e popular antes mesmo de ser lançado oficialmente. E precisamos entender porquê.

O tema de segurança pública sempre foi muito debatido em todas as mídias. Com seu longa, Padilha trouxe mais um ponto de vista para essa discussão: o de um soldado do BOPE, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Dessa vez, sob a ótica de quem encara o crime, pudemos ter uma visão mais crua – e talvez enviesada – de como é o dia-a-dia da batalha contra as drogas nas favelas cariocas. Devido às suas críticas, aos elogios recebidos e, principalmente, às questões levantadas, Tropa de Elite é um dos filmes essenciais da retomada do cinema nacional.

Venha para o programa e se prepare para saber: 1) quem não gostou do filme 2), um pouco sobre o contexto conturbado e violento da produção desse filme 3) e porque tanto Capitão Nascimento quanto o Baiano são frutos da mesma dinâmica social!

Ah, e não esqueçam de mandar críticas, sugestões e bailes funk pelo e-mail: [email protected]

Aproveite também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/meiaentradacast