Loading...
Punkadaria

The Damned de volta após 17 anos sem disco

Damned

No programa Punkadaria de hoje João Albuquerque, fala do novo disco do The Damned, que para quem não sabe  é uma banda britânica de punk rock e rock gótico formada em Londres em 1976. Foram uma das primeiras bandas punk do Reino Unido a lançar um compacto (“New Rose”), a lançar um álbum (Damned, Damned, Damned) e a realizar turnê pelos Estados Unidos.

São considerados um dos fundadores do rock gótico britânico ao lado de bandas como Bauhaus, Siouxsie and the Banshees e The Cure. A banda incorporou diversos estilos diferentes em sua música e imagem, como o rock de garagem, rock gótico e o estilo cabaré. O estilo vocal de Vanian foi descrito como similar a um cantor tal como Frank Sinatra, algo incomum para o punk rock. Através do tempo, a banda dissolveu-se várias vezes, mantendo somente o vocalista Dave Vanian e Captain Sensible como os membros constantes.

A banda estreou nos palcos em 6 de julho de 1976, abrindo o concerto para os Sex Pistols no 100 Club. Em Outubro do mesmo ano, lançam o primeiro compacto do punk inglês: “New Rose”, e em Fevereiro do ano seguinte, lançam o álbum Damned Damned Damned. Estudiosos consideram este, o terceiro álbum do punk rock. O primeiro seria Ramones lançado em 23 de Abril de 1976, e o segundo, Teenage Depression dos Eddie and the Hot Rods, lançado em 22 de Novembro de 1976.

Tanto no primeiro como no segundo álbum, as canções em sua maioria eram de autoria do guitarrista Brian James; completavam a formação o baterista Rat Scabies, o baixista Captain Sensible e o vocalista Dave Vanian. Participam da explosão punk britânica, visitam os Estados Unidos, lançam Music for Pleasure e no começo de 1978 a banda se desintegra.

Ouviremos o álbum Evil Spirits, lançado mês passado pela gravadora Spinefarm Records, disco após um hiato de 17 anos do álbum de estúdio Grave Disorder.