Loading...
Jornalismo Cultural

Temas contemporâneos na Mostra de Teatro

Por Giovanni Tagliari

O Núcleo de Dramaturgia SESI apresenta para o público londrinense a partir desta quarta-feira dia 27, uma mostra de teatro composta por quatro espetáculos escritos pelos alunos do núcleo, e orientado pelo renomado dramaturgo Maurício de Arruda Mendonça.

O curso gratuito promovido pelo SESI tinha como objetivo ensinar a escrita teatral para os alunos, que ao final das aulas deveriam produzir quatro textos para serem encenados. Os temas das peças abordam problemas contemporâneos, como a crise dos refugiados, e dificuldades enfrentadas pelas mulheres durante a vida.

Maurício explica esse comprometimento com problemas contemporâneos:

Eu queria enfatizar com eles essa coisa não da forma teatral ser contemporânea, radical, que ninguém entenda, não é que ninguém entenda, mas que seja uma busca do autor tão pessoal que fique muito fechada nele, não concordo com isso neste momento de aprendizado, (no teatro) você pode fazer o que você quiser, mas no momento de aprendizado a contemporaneidade tá no tema, e não fugir dos temas, e eles(temas) apareceram no decorrer do começo de 2015, então são peças atuais.

Serão apresentados dois espetáculos por dia, na quarta-feira as dezenove e trinta será exibido o espetáculo ‘meu’ de Marina Stuchi, um monólogo que fala do universo feminino e das relações de uma atriz em busca de sua identidade. Às 21 horas entra em cena o espetáculo “Ontem a noite caia o sol” da Mariana Corale, a peça apresenta um casal em busca de lembranças da época da ditadura.

Na quinta-feira dia vinte e oito as dezenove e trinta será apresentado o espetáculo “Antes do Grito” de Rafaela Martins, que conta a história de duas irmãs que relembram durante a peça abusos e traumas do passado. As vinte e uma horas a obra de Francismar Lemes entra no palco para contar o drama de um grupo de refugiados a deriva no mar, a peça aborda problemas existenciais dos imigrantes.

Na sexta e no sábado as peças serão reapresentadas nos mesmos horários. O local de exibição dos espetáculos será no Centro Cultural SESI próximo a Concha Acústica.

Foto: Divulgação