Carregando...
Cosmopop

Reflexões acerca da mulher na sociedade

Feminismo: um movimento ainda necessário e cada vez mais aclamado. Muitas vezes, escutamos ou lemos por aí que o movimento feminista pode ser resumido em exageros e frescuras. Esse tipo de pensamento, além de inibir mulheres à adentrarem nessa luta, gera uma conceituação errônea em massa sobre o que é de fato o feminismo. Nesse podcast, inspirado pelo Dia Internacional das Mulheres (8 de Março), o Cosmopop desmistifica o senso comum e ressalta a importância de se manter as correntes de empoderamento e igualdade que provém das pensadoras feministas.

O que muitas vezes não reparamos, é que as origens do feminismo são muito mais antigas que as recentes discussões na internet sobre o tema. As mulheres lutam por seus direitos (sejam eles em âmbitos familiares, escolares, políticos ou sociais) há muitas e muitas décadas, e o Dia das Mulheres surgiu justamente a partir dessas manifestações. No primeiro bloco desse podcast, você poderá conhecer um pouco mais sobre marco inicial do movimento. Também fica evidenciado que ao longo dos anos, a mulher passa a ser ouvida e cada vez mais, conquista uma posição de exigir respeito, direitos de escolha e de dizer “não” à inferioridade.

Tomamos como exemplo, uma história de vida recentemente contada pela sétima arte no filme “Nasce Uma Estrela”. Fazendo uma pesquisa sobre a história de uma das cantoras pop mais famosas de todos os tempos, a equipe do Cosmopop relaciona o sucesso de carreira da Lady Gaga com a persistência das vertentes feministas. Essa análise nos permite ver como uma mulher, que sofreu tanto, superou opressões e encoraja milhares de mulheres ao redor do mundo a também lutarem contra a cultura de inferiorização; enxerga-se como é importante que mulheres se unam e se empoderem JUNTAS.

Entretanto, apesar de existirem muitas histórias de sucesso, a luta feminista está longe de acabar, e esse é o assunto do último bloco do programa: Mariane Hara, feminista, mãe e integrante do coletivo EVA, conversa com as garotas do Cosmopop e traz para mais perto a realidade do feminismo na sociedade, contando como se encontra a luta feminista no Brasil, a importância dessa manifestação e como ele é visto  inclusive pelas próprias mulheres.

Embarque conosco nesse universo e não limite suas reflexões sobre esse tema tão significativo e importante.