Loading...
Audioteca

Red Mess – Into The Mess

Red Mess

A banda londrinense Red Mess, lança seu primeiro Álbum completo, Into The Mess (2017) pelo selo carioca Abraxas dos irmãos Toscano. Produzido pelo Infrasound Records, em Florianópolis do duo Munõz. Em suas nove faixas, traz o peso do Stoner Rock, estilo que segue em alta no país, com uma cachimbada de rock progressivo psicodélico dos anos 70. Os riffs pegados com timbres obscuros e instrumental trabalhado marcam a essência da banda, que se mantém forte desde seus EPs anteriores Crimson (2014) e Drowning in Red (2015).

A estética que o Red Mess persegue continua a mesma, mas a principal diferença é a influência que rock progressivo teve na composição das músicas de Into The Mess. Os tempos quebrados e os diferentes ambientes dentro de uma mesma faixa são muito mais perceptíveis neste Álbum. Ademais, notasse uma maturidade da banda focada no trabalho, vê-se que o resultado é fruto de muito esforço para atingir um nível mais profissional de produção.

A emblemática capa do disco foi pensada e concebida junto com o estúdio visual Piano Fuzz e o fotógrafo Ber Sardi. Seu objetivo é mostrar uma mesa repleta de natureza morta, armada quase que como para um ritual, mas com itens que destoam a razão daquela cena. É uma forma de representar o “culto ao absurdo” que pretendem levantar neste álbum.

A parceria com Muñoz, duo dos irmãos Fontoura, surgiu em 2015, quando foram trazidos pelo Red Mess para alguns shows em Londrina/PR. Abriram seu estúdio Infrasound Records para gravar Into The Mes em Florianópolis/SC, junto com o produtor uberlandense Rafael Vaz. E o resultado você confere aqui na nossa audioteca.

A Abraxas é um selo e produtora de eventos carioca que está profundamente envolvida com a cena que se encaixa o som do Red Mess (Stoner/Sludge/Doom/Psychedelic/Prog). Os irmãos Toscano, que estão à frente da produtora, finalmente firmaram uma interação real, que foi o lançamento do disco através do selo, além de uma turnê pelo Brasil ao lado da banda ucraniana Stoned Jesus.

A faixa homônima Into the Mess, tem um aspecto curioso, único, pesado e bem denso. Começa ascendendo e cai no refrão com um vocal rasgado. É um som longo e tem vários momentos diferentes. Boa parte é puro improviso e o momento do solo vira uma jam total. Segundo Lucas Klepa, “Toda vez que tocamos essa música ela sai diferente”.

Destaque também para Over The Mountain, a música mais explosiva do disco, um culto supremo ao Riff. ironicamente, este som é talvez o mais simplista do álbum. O Red Mess é formado por Lucas Klepa no baixo e no vocal, Douglas Labigalini na bateria e Thiago Franzim na guitarra e no vocal.

streaming: