Loading...
Punkadaria

Punk Rock em versões acústicas

A ideia surgiu na última semana quando os californianos do Strung Out lançaram o álbum Black Out The Sky, pela Fat Wreck Chords, disco este todo acústico com 10 (dez) músicas e a banda Rise Against lançou uma versão da música House on Fire do seu último disco Wolves, em versão acústica também.

O conceito de música acústica refere-se exclusivamente ou principalmente a música que utiliza instrumentos que produzem som totalmente acústicos, em oposição aos meios eletrônicos. Dado que instrumentos eletrônicos são uma invenção muito recente na história da música, quase todos os instrumentos musicais são acústicos e posteriormente quase todas as músicas. O termo “música acústica” é um retrônomio, cunhado após o invento de instrumentos elétricos, como a guitarra elétrica, baixo elétrico e os sintetizadores.

Música acústica pode ainda ser ampliado usando amplificadores eletrônicos. No entanto, estes dispositivos de amplificação devem ser separados do instrumento amplificado e da necessidade de reproduzir o seu som natural com precisão.

Após a popularidade do programa de televisão MTV Unplugged, com atuações de artistas em shows acústicos (embora na maioria dos casos ainda eletricamente amplificado), que costumam contar com instrumentos não eletrônicos tornaram-se coloquialmente referida como concertos “desconectados”.

No Punk Rock, perde-se um pouco no punch da música, entretanto, temos que lembrar que a grande maioria das músicas são compostas no violão primeiro para depois serem tocadas nas guitarras e uma boa música acústica sempre cai bem, e percebemos claramente que no punk rock encontramos belas melodias.

Bandas como MxPx e Alkaline Trio já lançaram álbuns totalmente acústicos com boa recepção pela crítica especializada.

Músicas dos Ramones, Bad Religion, Lagwagon, Millencolin, MxPx, Social Distortion, NOFX, Streetlight Manifesto, Strung Out e Rise Against.