Loading...
Jornalismo Cultural

Crianças vivenciam cultura no Vista Bela

O Projeto Vista Bela surgiu em 2015 após o assassinato de um adolescente de 14 anos no bairro. Joseleide Baptistella (mais conhecida como Tia Josi) decidiu que não poderia mais ficar omissa em seu bairro e junto com seu marido, Flávio Baptistella e outros amigos, decidiram criar uma biblioteca solidária. Eles fizeram uma campanha na internet para arrecadar livros e logo outras pessoas foram se interessando pela iniciativa. O projeto foi crescendo e se transformou na Associação Cultural Esportiva Vista Bela, hoje conta com aulas de reforço em português e matemática, computação, inglês, skate, música, canto, judô e capoeira, além de oficinas culturais e de artesanato.

Por Beatriz Dias, Andressa Rossi e Camilla Giovanna

Foto: Andressa Rossi

Hoje o projeto que funciona na rua Elaine Aparecida Bonalume Cesário Pereira número 266, no Conjunto Vista Bela, atende 280 crianças até os 16 anos e fazem atendimentos para crianças com necessidades especiais. Tia Josi falou que hoje o projeto sobrevive de doações da população, “tudo o que vocês observam aqui dentro é fruto de doação das pessoas, então graças a Deus a população tem se unido, participando conosco, nos ajudando. Às vezes um grampeador aqui faz diferença”, destacou ela. Mesmo assim, a dificuldade financeira continua sendo o principal problema do projeto, “todo mês vence o aluguel, água, luz, internet, alimentação das crianças, então assim não é barato” falou Josi.

No dia primeiro de setembro deste ano a Associação recebeu da Câmara Municipal de Londrina o título de utilidade pública, um reconhecimento pelo trabalho que fazem no Vista Bela. Hoje o bairro dos maiores de Londrina com 18 mil habitantes, sendo quase 8 mil crianças e adolescentes. Cleide Maria Leite tem duas filhas no projeto e falou sobre sua experiência, “mudou muito minha vida, porque a minha filha aprendeu a ler aqui no projeto. Na escola ela não estava aprendendo, assim que ela começou a frequentar o projeto, ela começou a ler. Hoje ela lê muito bem”, disse ela.

Nesta última quinta-feira (12), o projeto fez um dia especial para comemorar o Dia das Crianças. A rua estava enfeitada, havia pula-pula, música, comida e muita brincadeira. Também teve apresentação de palhaços, teatro e judô. O evento que começou às 10h da manhã e durou às 18h, contou com muitas famílias do bairro, e cerca de 700 crianças.  Mesmo a chuva que caiu na parte da tarde, não estragou a festa, pelo contrário as crianças aproveitaram para tomar banho de chuva e dar aquela refrescada.

Para conhecer melhor o a Associação Cultural e Esportiva Vista Bela basta acessar o site http://acevb.com.br/.