Loading...
Tecnologia e Inovação

Plano Nacional de Internet das Coisas

Internet das Coisas

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre o estudo  que fundamenta o Plano Nacional de Internet das Coisas.

O estudo tem como objetivo acelerar a implantação do Plano Nacional de Internet das Coisas no Brasil, que está previsto para o fim de 2017. A pesquisa definiu 76 ações, entre iniciativas de fomento à inovação e mudanças regulatórias, divididas em quatro áreas majoritárias: Cidades, Saúde, Rural e Indústrias.

Na área de Cidades, o plano prevê elevar a qualidade de vida nos centros urbanos, com o uso de tecnologias e práticas que viabilizem a gestão integrada dos serviços para o cidadão. Mobilidade, segurança pública e uso de recursos vão ser algumas das prioridades.

Já na área da Saúde, o objetivo é contribuir para a ampliação do acesso  à saúde de qualidade no Brasil. Para isso, o Plano pretende criar uma visão integrada dos pacientes, descentralizar a atenção à saúde e melhorar a eficiência das unidades de saúde.

No tema Rural, o Plano Nacional pretende aumentar a produtividade e a relevância do Brasil no comércio mundial de produtos agropecuários, pensando em qualidade e sustentabilidade sócio-ambiental. Um dos objetivos também é posicionar o Brasil como o maior exportador de soluções de Internet das Coisas para agropecuária tropical.

Já na área das Indústrias, o plano visa incentivar a produção de itens mais complexos e aumentar a produtividade a partir de modelos de negócios inovadores.

Dentro de cada uma dessas quatro áreas majoritárias, existem mais quatro objetivos estratégicos.

A inovação aparece em todos os setores. Além desse objetivo, o Plano pretende trabalhar  Mobilidade, Segurança Pública e Eficiência Energética e Saneamento na área das Cidades.

Todos esses objetivos visam aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas nacionais e promover a melhoria da qualidade de vida.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.