Loading...
Rude Boy Train

Pérolas no Lado B do Ska e do Rocksteady

Rocksteady

O Rude Boy Train dessa semana traz pérolas do Ska, com artistas do Lado B jamaicano, regado à batida Rocksteady. Abrindo com Bruce Ruffin e o som “The Bitterness of Life”, da coletânea Scratchy Sounds.

Ruffin que iniciou na cena do Rocksteady jamaicano nos anos 60 mas fez sucesso como artista de Reggae-Pop nos anos 70. Depois temos Tomorrows Children com “Bang Bang” e Melodians com “Sweet Sensation”. Neste primeiro bloco experimentamos do lado azedo da vida à mais doce sensação.

No segundo bloco vamos de Delroy Wilson, grande cantor Jamaicano de Ska, Rocksteady e Reggae,  que iniciou sua carreira na música aos 13 anos de idade, quando lançou seu primeiro single “Emy Lou”  em 1961, porém, outro que foi fazer sucesso no início dos anos 70.

Aqui no programa vamos ouvir a música “Pretty Girl” de Delroy Wilson, que encontra-se no disco “Cool Ruler meets Cool Operator”, que faz parte do Box Set da Trojan Records, “Jamaican Superstars”. Ainda tem Lyn Taitt & The Jets com “Why Am I Treated So Bad” e Larry Marshall com “Money Girl”. Este bloco é dedicado às musas inspiradoras do Ska, horas lindas, outras más e as vezes interesseiras.

Joe White abre o terceiro bloco com a música “Never Let Me Go”, cantor e tecladista jamaicano, mais desconhecido, porém não menos brilhante, representa aqui o verdadeiro Lado B do Reggae, Rocksteady e Ska jamaicano. Seguido de The Gaylads com “Wha’She Do Now” e The Bleechers com “Ease Up”.

Ainda temos Tony Tribe com a música “Red Red Wine”, originalmente gravada pelo americano Neil Diamond em 1967, porém, foi em 1969 que Tony Tribe gravou essa versão Reggae da música. A letra de Red Red Wine trata da perspectiva de uma pessoa que acredita que beber vinho tinto é a única forma de esquecer suas aflições. Na sequência ouvimos The Pioneers com “Let Your Yeah Be Yeah” e Dandy Livingstone com “Big City”.

No penúltimo e quinto bloco temos o clássico dos clássicos, Toots & The Maytals  tocando “Louie Louie”, Pat Kelly com “Somebody’s Baby” e Alton Ellis com “You Made Me So Very Happy”. E para finalizar o programa, Techniques com “Who You Gonna Run To”, Max Romeo tocando “Blowing in The Wind” e a ultima pedrada John Holt com “OK Fred”.