Loading...
Jornalismo Cultural

Pela 2ª vez na história – Festival Internacional de Londrina é cancelado

O Festival Internacional de Londrina (FILO) de 2018 foi cancelado. Considerado um dos eventos mais importantes da cultura em todo o Brasil, o Festival deixará de acontecer neste ano devido à falta de recursos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (03), em nota enviada à imprensa pela organização do evento. Segundo divulgado, uma edição especial será realizada em 2019, ainda sem data definida.

Por Bruno Leonel (Com informações da Assessoria de Imprensa) – Foto: Milton Doria

Essa não é a primeira vez que o Filo é cancelado. Desde a sua primeira edição (em 1968, quando ainda era conhecido como Festival Universitário), houve um outro cancelamento no ano de 1980. A edição de 2018 seria a de comemoração dos 50 anos de Festival.

Dois dos principais patrocinadores do Filo, a Petrobras e a Caixa Econômica Federal, retiraram o financiamento. “O período eleitoral e a situação econômica do país, que se reflete no poder de investimento de empresas privadas, também dificultaram a captação de recursos”, afirmou a nota.

Confira a nota na íntegra:

A organização do Festival Internacional de Londrina – FILO comunica  que a edição prevista para 2018, comemorativa aos 50 anos do evento, não será realizada. Agora, todos os esforços se voltam para viabilizar uma edição uma especial, em 2019, desse que é um dos mais importantes acontecimentos culturais do nosso País.

Apesar do empenho e de apoios fundamentais conquistados no decorrer de 2018, a meta para a realização de uma programação de qualidade, que é a principal marca desses 50 anos de história, não foi alcançada.

Contamos com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina – realizadora do evento junto com a Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná –  e o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Também tivemos o esforço do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Cultura, que se empenhou para liberar recursos para a realização do Festival; e ainda o apoio de lideranças políticas, empresas e de pessoas físicas.

Como foi divulgado no decorrer do ano, o FILO não pôde contar com importantes e históricos patrocinadores, como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal.  

A comissão organizadora do Festival, já com projeto aprovado pela Lei Rouanet, segue trabalhando junto aos parceiros institucionais, poder público, lideranças e patrocinadores para a realização do FILO em 2019.

Agradecemos aos nossos parceiros e artistas, que sempre colaboraram para a construção desta história. Em 2019, o FILO ocupará novamente teatros e ruas de Londrina, primando pela qualidade e diversidade que marcaram os últimos 50 anos de um dos maiores eventos das artes cênicas em toda a América.