Loading...
Marginália

Pedra e Bala

Essa semana o Marginália traz em sua playlist  Cordel do Fogo Encantado, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Maria Gadú, Gustavo Cordera, Influência Positiva feat Mohamed Antar, Midnight Oil, Rise Against, Pussy Riot e Asian Dub Foundation.

Na discussão, a questão das chacinas, cada vez mais comum no país e no mundo. Casos como Eldorado dos Carajás, Candelária, Carandiru, o Massacre de Iguala no México, repercutem na mídia mas continuam a se repetir sem que os estados e a sociedade tome providência.

A sociedade parece amortizada e por mais que haja comoção, pobres, negros, índios, sem terras, continuam a ser chacinados. Em 2015, só no estado de São Paulo registrou foram registradas 15 chacinas, com 62 mortes. Em 2014, foram 15 chacinas, com 64 vítimas.

Um levantamento feito pelo portal R7 aponta que ao menos 10 das chacinas ocorridas na capital e Grande São Paulo foram precedidas por mortes de policiais militares ou tiveram policiais incluídos entre os suspeitos.

No campo a situação não se encontra diferente, a Comissão Pastoral da Terra em Rondônia (CPT-RO) manifestou grande preocupação diante do aumento da violência no campo no estado. Em 2015 foram 21 pessoas assassinadas em Rondônia. O mais grave, porém, é que essa intensa onda de violência continua. Apenas no primeiro mês de 2016 outras quatro pessoas já foram mortas.

Saiba mais sobre esse assunto no link: http://outraspalavras.net/alceucastilho/2015/12/28/2015-mais-um-ano-de-naturalizacao-da-violencia-policial/

Ouça no mobile