Loading...
Jornalismo Cultural

Parada LGBT toma conta de Londrina

LGBT

A 1ª Parada Cultural LGBT de Londrina aconteceu neste final de semana e segundo os organizadores, mobilizou mais de 3 mil pessoas nos dois dias. As atividades começaram no sábado (2) com oficinas de fotografia, customização de camisetas, maquiagem e cartazes. Além disso palestras e discussões sobre os direitos dos LGBT´s e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite foram realizados.

Por Camilla Giovanna e Beatriz Dias.

Foto: Camilla Giovanna

De acordo com o enfermeiro da 17ª Regional de Saúde, Luiz Toshio Ueda, apesar de o tratamento contra o HIV ainda ser difícil por conta do preconceito, o panorama está mudando. “Há 15 anos o medicamento era difícil de conseguir e de suportar o tratamento, hoje em dia o medicamento é de fácil acesso e com poucos efeitos colaterais, talvez por isso esse número tenha crescido”, disse ele.

Já no domingo (3), os participantes da Parada se reuniram no Calçadão por volta das 14h. Com o tema “LGBTfobia – que o nosso amor seja maior que o teu medo de amar”. Eles desceram pela avenida Higienópolis e seguiram para o Anfiteatro do Zerão, sempre acompanhados de um trio elétrico. Luana Cossentini, que faz parte do Movimento Construção, conta que não imaginava que o evento tomaria essa proporção. “Superou e muito as nossas expectativas”, comentou.

Diversas apresentações artísticas foram realizadas no Zerão por DJs e Drag Queens. Os participantes clamaram pela garantia dos próprios direitos civis e principalmente o fim do preconceito.

Ao longo do trajeto algumas pessoas tentaram afrontar o grupo. “A gente sabia que ia sofrer algum tipo de hostilização. As pessoas tacaram ovo, terra e nós retribuímos isso com amor”, comentou Luana.

E para quem gostou da 1ª Parada Cultural LGBT de Londrina, podem se preparar porque a ideia é não parar por aqui. “A intenção daqui para frente é pegar umas férias e já começar a organizar a 2ª parada LGBT de Londrina”, disse Luana.

Confira outras notícias sobre a cultura londrinense na Alma Londrina Rádio Web.