Loading...
Jornalismo Cultural

Mais de 500 inscritos – Oficinas da Funarte acontecem até sexta em Londrina

Oficinas gratuitas da Funarte acontecem até sexta em Londrina

Mais de 500 participantes se inscreveram nas 11 oficinas do Programa Funarte de Capacitação Técnica, realizado em Londrina durante toda essa semana. Envolvendo atividades ligadas à montagem cênica, música, audiovisual e gestão cultural, as palestras gratuitas todas são ministradas por profissionais renomados da área (muitos deles de fora de Londrina). O evento é organizado pela Funarte, órgão federal com sede no Rio de Janeiro e ligado ao Ministério da Cultura.

Reportagem Bruno Leonel e Bruno Lourenço (Fotos Bruno Lourenço)

Essa é a proposta do evento que acontece a partir de terça (14) e vai até sexta-feira na cidade. A iniciativa se chama Programa Funarte de Capacitação Técnica, e vai acontecer em sete cidades brasileiras. Londrina é a segunda delas, e foi escolhida por sua força na área da cultura.

Além das oficinas, acontecem ainda dois seminários, que contemplarão as áreas de artes cênicas, artes visuais e música. A programação completa pode ser visualizada no site da Funarte. Nossa reportagem conversou com Maya Suemi Lemos, Gestora Cultural da Funarte e docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Maya falou um pouco sobre os objetivos do Programa. Confira:

As inscrições para as oficinas já estão esgotadas, mas quem tiver interesse em assistir aos seminários ainda pode participar. É necessário apenas comparecer aos locais das oficinas que acontecem em locais variados como UEL, Cine Teatro Ouro Verde, Divisão de Artes Cênicas da UEL e mais (veja programação).

Ministrantes – 
A maioria dos artistas que irá ministrar as atividades formativas em Londrina é radicada no Rio de Janeiro, e alguns deles são destaques no cenário nacional. É o caso, por exemplo, do diretor teatral Amir Haddad, que irá ministrar uma oficina de Direção Cênica no Teatro Ouro Verde.

Marluce Medeiros é bailarina, coreógrafa e professora, graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atuou como diretora residente, preparadora corporal e assistente de coreografia do espetáculo Bem Sertanejo – o Musical. Ministrou oficinas no sistema Firjan e Sesc. Como bailarina, participou de várias produções em TV, teatro e cinema, além de diversos espetáculos de dança no Brasil e no exterior. Durante seu primeiro dia de oficina, Marluce conversou com Bruno Lourenço da Alma Londrina onde falou sobre o seu trabalho dentro da oficina que a trouxe a Londrina.

Entre outros destaques da programação podem ser citados o coreógrafo Renato Vieira, o iluminador Jorginho de Carvalho, entre outros. A programação segue até o dia 17.


Serviço:
Programa Funarte de Capacitação Técnica | Etapa Londrina
De 14 a 18 de agosto – vários locais e horários
Mais informações: http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/oficinas-parana/