Loading...
Cosmopop

O universo da fake news

Não, não é mentira: o 4° podcast do Cosmopop vai trazer a realidade das Fake news para pertinho de você – e espera-se que logo em seguida você se afaste delas o mais rápido possível.

Já estamos tão acostumados a encontrar essa expressão solta por aí, seja nas timeliness de nossas redes sociais ou em conversas bem pontuadas entre amigos, que nem nos damos conta do quão recente ela é. Já parou pra pensar que, até alguns anos atrás, essas duas palavrinhas quase não eram usadas juntas? O tão famoso fake news e sua recente aparição em nossas vidas nos prova o gigantesco avanço na velocidade em que o ser humano está criando novos conteúdos – e o quanto isso pode ser preocupante e abalar nossas concepções do que é verídico e do que é duvidoso.

Para manter uma apresentação dinâmica do tema, a equipe Cosmopop convida você a ouvir o programa, como de costume, em seus três blocos. No primeiro Bloco, Cometa News, será esclarecido tudo sobre o tema, desde o que é, o que pode se tornar, consequências e alguns exemplos concretos de como ocorre. É difícil identificar uma fakenews? Como verificar os fatos e dados que estou lendo? Suas dúvidas acabam aqui.

No segundo bloco, o Universo Escolar, vai rolar uma série de perguntas e respostas com alunos do Colégio Sesi Londrina para descobrir se o pessoal está com o radar ligado para as fake news: foram selecionadas várias manchetes, de ordem verdadeira ou falsa, e os entrevistados ouviram e opinaram: essa notícia é fake ou é real?

E, para fechar a quinta edição, temos o bloco Astrocult que, como de costume, apresenta uma produção do cenário das mídias que aborda o tema principal. O filme escolhido para falar do tema foi “A Dúvida”, que permite levantar muitas reflexões, entre elas, o seguinte questionamento: Sabendo que qualquer pessoa nesse exato momento pode escrever um artigo e compartilhar para o público em geral, quem garante que boa parte dos textos que lemos não passam de uma mentira bem escrita?

Embarque conosco nesse universo, e lembre-se: muito cuidado para não deixar a dúvida virar verdade.