Loading...
MeiaEntradaCast

O cinema francês de Intocáveis (2011)

Intocáveis

No Meia Entrada Cast de hoje, Renan Fileto e Fernanda Carpegiani recebem o estreante Gustavo “Gus”  Nobre para debater o filme francês mais comentado dos últimos tempos: Intocáveis, de 2011.

Nem só de blockbuster americano vive o cinema. A sétima arte, que, inclusive, teve seu início altamente ligado à França, sempre foi muito difundida em diferentes partes do globo. Então por que a maioria das pessoas conhece somente os filmes realizados nos EUA?

Desde o século 20, eles são a grande potência mundial. E ser essa potência não depende somente de poderio econômico e bélico, mas também cultural. Os norte-americanos vendem seu “way of life” através de diversas manifestações culturais e o cinema é uma delas.

Isso explica, por exemplo, as inúmeras adaptações americanas de filmes estrangeiros: existe sempre a necessidade de se “norte-americanizar” uma obra, tornando-a parte dessa engrenagem de dominação cultural.

Pensando nisso, nós do Meia Entrada Cast temos uma missão: levar todo o tipo de cinema até nossos ouvintes. Já tivemos episódios sobre cinema brasileiro, programas onde debatemos as diferenças entre cinema europeu e cinema norte-americano e, no podcast dessa semana, resolvemos falar de Intocáveis, filme de 2011.

O filme francês é um marco recente da sétima arte realizada na Europa e invadiu o mundo fazendo sucesso em todos os países onde foi exibido. Ah, e adivinhem só: também ganhou um “remake” norte-americano, como não poderia deixar de ser, não é mesmo?

Venha para o programa e se prepare para saber: 1) se funk é arte ou não; 2) como tratar uma pessoa com deficiência de forma adequada; 3) e porque esse filme fez tanto sucesso dentro e fora da França.

Ah, e não esqueçam de mandar críticas, sugestões e bigodes suspeitos pelo e-mail: contato@meiaentradacast.com.br

Aproveite também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/meiaentradacast

Twitter Oficial: @meiaentradacast

Twitter do Renan: @renanfileto

Instagram Oficial: @meiaentradacast