Loading...
Jornalismo Cultural

Música – Logomaquia lança EP ‘Pés na Brasa’, confira entrevista

O trio londrinense de rock Logomaquia, que está na ativa desde 2015, lançou nesta sexta-feira (06) seu EP de estreia intitulado Pés na Brasa. O trabalho, primeiro registro de estúdio do grupo, foi gravado aqui em Londrina,  na Overdub Audio com produção de Felipy Andrade. (foto: Rafaela Gil Ribeiro)

Por Bruno Leonel

O trio, formado por Arthur Santana, Gabriel Bacchiega e Paulo Mori, faz uma música calcada na mistura de rock alternativo com MPB, sempre adaptadas ao formato trio com bateria, baixo e guitarra. “Seguimos mais o estilo padrão de gravação, embora tenham tido momentos de experimentalismo, como gravar guitarras a partir do som de um microfone filtrado por um ‘cano de aspirador’, a ideia era tirar um som mais orgânico…”, contou o baixista e vocal Gabriel Bacchiega. (confira entrevista a seguir).

Além do processo, Gabriel contou sobre inspirações para a criação das letras, sobretudo, em relação às observações do mundo, e ainda, questões ligadas aos eventos do cotidiano e do dia a dia. Confira:

Falando ainda sobre o atual momento para a música independente, e ainda para a cultura em geral, Gabriel falou sobre o atual momento artístico na região e, de certa forma, em como isso interfere na forma de trabalho e organização entre os coletivos e artistas para fomentar um ‘circuito’.

Sobre o disco O trabalho, gravado ao longo de um processo de cerca de 14 meses, reúne 5 faixas originais que falam, de diversas maneiras, sobre as ‘frustrações de ter que conciliar sonhos de vida com os planos de sobreviver no mundo moderno, seja ele agradável ou não’.  No último dia 30, o grupo lançou também a primeira faixa do disco, ‘Ser Humana’, juntamente com um lyric video. Confira:

Usando o rock alternativo produzido entre os anos 80, 90 e 2000 como norte para estruturar os arranjos musicais, Pés na Brasa conta também com pinceladas discretas de outros estilos que influenciam o imaginário de seus compositores, como a MPB, o Folk e diversos ritmos latinos.

História da banda: A Logomaquia foi formada no ano de 2015, após o encerramento de um projeto anterior dos membros Arthur Santana e Gabriel Bacchiega. Com a junção de Paulo Mori na bateria e complementando o time de vozes, a banda tentou duas vezes o formato de quarteto (com mais uma guitarra). Porém, a identidade musical se mostrou mais coesa como power trio, que perdura até os dias de hoje.

Durante esses 3 anos de banda, a Logomaquia participou de diversos shows na cidade de Londrina e região, sempre contando com músicas autorais em seu setlist. Destaque para as apresentações do Festival de Inverno de Porecatu, em 2017, que contou com também com a presença da banda Titãs e o Cemitério Sem Coveiro, evento realizado no espaço cultural Cemitério de Automóveis, onde a banda além de executar um set inteiramente de composições próprias, também convidou mais 3 bandas para apresentações inteiramente autorais, com exposições artísticas e espaços para autores.


Informações
Acompanhe a banda no Facebook e ouça o disco no Soundcloud.com/ogomaquia