Loading...
Jornalismo Cultural

Música – Caburé Canela inicia turnê do 1º disco em Londrina

Reforçando o momento atual da música na cidade – que vive uma onda de bons lançamentos e eventos dedicados ao trabalho autoral – o sexteto Caburé Canela inicia neste sábado a turnê  do primeiro álbum ‘Cabra Cega’. O grupo faz o show de início da turnê a partir das 18h deste domingo na Concha Acústica. No mesmo dia ainda sobem ao palco as bandas Maracajá e Abacate Contemporâneo.

Por Bruno Leonel

Agora o grupo se prepara para realizar sua primeira turnê, divulgando as músicas do disco de estreia, além de outras composições da banda e um repertório ainda mais novo, criado após a gravação do álbum. Em cerca de dois meses, o grupo apresentará 15 shows em 13 cidades.

Na outra semana, já no início de dezembro, a Caburé Canela começa a viagem: a primeira parada é em Assis (01), seguindo para Presidente Prudente (02) e São Paulo (08 e 09). O grupo então se apresenta novamente em Londrina, no Canto do MARL (15). Essa primeira fase da turnê é toda de shows gratuitos, em espaços que atuam na perspectiva da descentralização cultural ou que realizam um trabalho de intervenção direta em comunidades economicamente desfavorecidas.

Em São Paulo, por exemplo, um dos shows será realizado dentro da programação do Sarau da Brasa, projeto organizado por moradores de Brasilândia, na Zona Norte da cidade, e que promove apresentações gratuitas nas ruas do bairro. O outro será realizado na Ouvidor 63, uma iniciativa que há três anos ocupa de forma artística um edifício que estava abandonado no centro de São Paulo.

Depois de se apresentar no Canto do MARL, a Caburé pega novamente a estrada rumo a Florianópolis (29) e São Francisco do Sul (30). A turnê continua no ano que vem, pelas cidades de Porto Alegre (10), Pelotas (11), Caxias do Sul (12) e Criciúma (18). O grupo ainda se apresentará em Curitiba, Joinville e Blumenau, com datas a serem definidas.

Toda a turnê será registrada pelas produtoras audiovisuais Caruh Spisla e Natalia Castro, que acompanharão a banda nas viagens. O material dará a origem a um pequeno documentário, que será exibido e disponibilizado ao público em março de 2019. A turnê conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina via PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

A Caburé Canela – Macumba-erudita, reggae-jazz, punk-baião. Todos esses nomes já foram inventados para tentar definir o som da Caburé Canela. O fato é que a banda propõe uma sonoridade autoral, que incorpora e subverte diferentes gêneros. Uma mistura que atravessa ritmos como rock, jazz, afro-beat, samba, baião e semba de angola. A Caburé Canela se serve de influências da cultura brasileira para coloca-las em contato com informações distintas, trazidas da música popular mundial e até mesmo da tradição erudita.

Formada há cinco anos, em 2018 a Caburé Canela lançou o seu primeiro álbum, intitulado Cabra Cega. As sete canções que compõem o disco revelam, além da sonoridade mestiça, um minucioso trabalho de criação poética. As músicas apresentam letras bem cuidadas, todas compostas por membros do grupo e que passeiam por temas contemporâneos, explorando principalmente assuntos relacionados à subjetividade. O disco é uma espécie de ópera-rock conduzida por um personagem conceitual: um andarilho que, ao longo das músicas, experimenta diferentes paisagens de si mesmo. Cabra Cega pode ser escutado nas plataformas de streaming.

Há um mês e meio, em um show ao lado da banda Maracajá, o grupo lançou o Manifesto Igapó-Beat. O texto expressou as ideias das duas bandas em relação à própria sonoridade utilizando, para isso, o significado do nome igapó em tupi antigo: rio de raízes. É dessa forma que a Caburé enxerga suas próprias criações – como um rio que flui sonoramente entre raízes, ritmos e gêneros musicais.

Caburé Canela é formada por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz e guitarra), Maria Carolina Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz e guitarra).


Serviço:
Show da banda Caburé Canela
Lançamento da turnê Cabra Cega – Domingo 25/12

Abertura: bandas Maracajá e Abacate Contemporâneo
18h – Concha Acústica – Rua Piauí, 130
Entrada livre