Carregando...
Hora do Sabbat

Mulheres incríveis reescrevendo a história 

mulheres

Femenageada da semana é Chimamanda Ngozi Adichie, nigeriana reconhecida como uma das mulheres mais importantes no feminismo contemporâneo. Chimanda é mais uma mulher negra que luta pelos direitos humanos, pela igualdade de gênero e por condições de vida mais justas e harmônicas para todos.

Adichie defende que uma história não pode ser contada de uma só maneira, ela acredita que para se conhecer a realidade é necessário dar vazão as várias faces da mesma história, ela é muito contundente sobre essa afirmação e você pode conferir seu discurso no TEDx Euston em 2012. “O perigo de uma única história” já foi assistido em 46 línguas diferentes.

Quando criança, adorava ler e reescrever os contos infantis, mas não imaginava que meninas negras podiam também ser narradas como heroínas. Cresceu dentro da Universidade da Nigéria, sempre foi uma excelente aluna e seus pais a estimulavam a estudar medicina, ela até ingressou no curso, porém seu sonho era seguir escrevendo.

Sua primeira obra, Hibisco roxo (2003), chegou a final do prêmio Orange Prize (atual Baileys Women’s Prize), no ano de 2004 foi vencedor do prêmio de melhor primeiro livro do Commonwealth Writers. Foi uma honra descobrir um pouco mais dessa mulher!

Essa semana realizamos para a entrevista Carla Mariani, uma das grandes vozes do blues da baixada santista, no começo do ano a cantora se aventurou na inauguração do estúdio Wave e tentar promover mais ações de mulheres da música do litoral sul paulista.

Nessa empreitada muita coisa já rolou e ela voltou para a Hora do Sabbat para partilhar mais uma novidade, o Projeto Elas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santos. Também pudemos conferir uma canja de Mariani acompanhada pelo parceiro de música Tanauan Nogueira.

Na coluna Infusão Feminina essa semana, Marina Machado nos brinda com a temática do prazer, você sabe o que te dá mais prazer, você se toca? Vamos ouvir essa Deusa do sagrado feminino, que desmistifica um pouco a questão do prazer só na genitália.

A edição do Da Lira essa semana traz uma novidade que a gente amou mesmo! A gente fala dela desde 2018, Papisa anuncia lançamento de seu primeiro álbum cheio de trabalho, e a Flora Miguel, prontamente nos deixa a par de tudo que essa maga da música e da vida promete, bora saber qual é a desse disco?

Como domar um coração selvagem é um quadro de leitura de poesia do livro (homônimo) da fotógrafa Ornella Rodriguez, confira ai o sétimo poema que ela compartilhou conosco:

O que fazer com tantos sentimentos afogados
pedindo pra sair pra emergir
O que fazer quando tudo parece uma
tempestade sem fim
águas e mais águas
ventos terremotos
meu peito é um tsunami
uma grande onda
batendo ruindo em minhas armaduras
Domando meu coração selvagem

Para fechar o programa A Hora do Sabbat dessa semana, eu, Sarah Mascarenhas, resolvi mais uma vez compartilhar esse quadro novo do programa, Cosmetologia Natural. Mensalmente Bruna Biasso nos brindará com seu conhecimento fitoterápico focado em cosmetologia natural e saúde.

Esse conteúdo introdutório nos provoca a pensar sobre o consumo de produtos de higiene industrializados, como essa indústria ignora as consequências ambientais e de saúde na produção de cosméticos.