Carregando...
Cosmopop

Memória e afeto: reflexão sobre quem somos

Memória

Memórias são lembranças. E as lembranças podem ser aquelas cotidianas, que recordamos do que fizemos meia hora atrás ou até o que comeram no jantar da noite anterior. Mas não é desse tipo de lembranças que estamos falando no Cosmopop de hoje. A memória pode nos trazer de volta as mesmas emoções de um momento, nos fazer reviver cenas do passado: elas não se limitam ao nosso psicológico, elas estão ligadas ao nosso emocional e a nossa identidade.

Sejam elas traumas ou não elas, sem dúvida, nos afetam de diferentes formas e diferentes intensidades, e aos poucos vão moldando nosso caráter e personalidade. Nos ensinam, nos magoam, nos alegram e com certeza nos marcam. Toda memória carrega emoções. São como âncoras que nos prendem a elas, sejam felizes ou tristes, elas contam nossa história e mostram quem nós somos.

Já que as memórias mostram quem somos, trouxemos alguns convidados para nos contar histórias marcantes de suas vidas que, de forma geral, falam sobre algo em comum: a memória afetiva. Convidamos Gabriel Schobiner, Julia Souza e Isaque Oliveira, alunos do Colégio Sesi Londrina, e também contamos com a participação dos nossos integrantes Giovana Somera, Heloisa Rocha Luz e Nathan Monteiro para uma roda de conversa onde contamos histórias e experiências e como elas ficaram marcadas na memória de cada um.

Durante esse tempo tivemos a oportunidade de compartilhar experiências de vida, de rir, chorar e enxergar um pouco mais do outro nas cores, coisas e lugares que nos rodeiam. E assim termos um contato mais íntimo com as nossas emoções, nossos medos e nossas saudades. E é então, em meio à essa mistura de sentimentos que percebemos o real valor dessas recordações, as emoções que elas carregam. E independente de quais sejam essas memórias, uma coisa é clara, elas fazem parte da edificação do nosso ser.