Loading...
Jornalismo Cultural

Marcelo Moscheta em foco no Sesi Cultura

Artista apresenta a sua obra e o seu processo criativo em palestra gratuita

 Você sabia que Londrina possui um espaço para a formação e o estímulo a artistas e a ampliação de conhecimentos dos apreciadores da arte? Trata-se do Núcleo de Artes Visuais do Sesi Paraná. Sob a orientação de experientes artistas atuantes em diferentes áreas (educação, produção e crítica), esse programa desenvolve cursos, oficinas e mostras. Na quarta do dia 19, o Núcleo promove a palestra “Memória Identidade e Paisagem – deslocamentos entre Arte e Natureza”, com foco na obra de Marcelo Moscheta. A entrada é franca.

Quando os artistas se libertaram do dever de pintar a natureza representando-a o mais próximo possível da realidade, um  mundo de possibilidades se abriu. Agora poderiam expressar as paisagens como a sentiam, carregadas de suas subjetividades e questões. Marcelo Moscheta é um artista paulista radicado em Campinas que abraça essa liberdade com enfrentamento. Por meio de sua arte e sua fascinação pela natureza, ele questiona as fronteiras do território, da geografia e da física.

A experiência de viajar por lugares remotos do Brasil e do mundo e conviver em ambientes agrestes foram disparadores que conduziram Moscheta a retratar a memória dos lugares elaborando procedimentos similares aos arqueológicos. O artista coleta objetos que provêm da natureza e os reproduz por meio do desenho e da fotografia, criando instalações e objetos. Na conversa promovida pelo Núcleo de Artes Visuais do Sesi Paraná, o artista apresenta o seu processo de trabalho por meio das viagens de residência que tem participado e os conceitos que norteiam a sua produção atual.

O Núcleo de Artes Visuais SESI/PR é coordenado por Rogerio Ghomes e tem como interlocutoras Carla Araujo Moreira e Fátima Savignon. A palestra acontece na quarta do dia 19, às 20h, no Centro Cultural Sesi AML. A entrada é franca com possibilidade de emissão de certificado, basta comparecer ao local no dia do evento. A palestra está sujeita à lotação do espaço.

 Núcleo de Artes Visuais do SESI Cultura Paraná realiza

Palestra Memória Identidade e Paisagem – deslocamentos entre Arte e Natureza

Data: 19 de julho, quarta.

Hora: às 20h

Local: Centro Cultural Sesi AML

Endereço: Rua Maestro Egidio do Amaral, 130

Entrada: Franca (sujeito à lotação do espaço)