Loading...
Jornalismo Cultural

Londrina sedia XXIX Campeonato Brasileiro de KUNGFU WUSHU 2018

Começou nesta quarta-feira (06) o XXIXº Campeonato Brasileiro de KUNGFU WUSHU, no Ginásio de Esportes Moringão. Na cerimônia estavam presentes o prefeito Marcelo Belinati, a Cônsul da China no Brasil, Chen Peijie e o vice-Cônsul da China no Brasil, Ying Zhaoxi.  Londrina foi escolhida para sediar o campeonato.

Por Andressa Rossi, Kicani Pietro. Foto: Bruno Lourenço

O evento começou com apresentações da Dança do Leão, apresentações de sanda, wushu tradicional e wushu moderno. Logo após a solenidade já começaram as disputas de wushu tradicional e moderno.

Hewerton Luiz Alves dos Santos tem 19 anos. Natural de Jandaia do Sul o atleta pratica kung fu há 13 anos e está competindo há um ano em nível nacional, “não foi fácil chegar aqui. Para uma competição a nível estadual, a gente tem que treinar muito. Para conseguir uma vaga na seleção estadual e para poder chegar aqui, a gente tem dificuldades financeiras, lesão. Não é fácil”, disse ele.

Edneia Camargo tem 29 anos, faz parte da seleção brasileira de kung fu, mora em Campo Grande – MS e também está presente no campeonato. “A estrutura está muito legal, muito bonita. Estrutura de campeonato internacional. Eu vim com a expectativa de ser campeã e vou dar meu máximo para isso”, afirmou ela.

Aldebran Valentim, presidente da Federação Paranaense de Kung Fu, contou que o evento é a realização de um sonho, pois reúne os melhores atletas do país no KUNGFU WUSHU. “Vai ter muita ação, energia e muita coisa diferente e bonita. Quem puder vir pra assistir, não ficará decepcionado. É muito bonito e tem um teor cultural muito grande”, destacou o presidente.

As disputas acontecem até sábado a noite. A transmissão ao vivo será feita pela Web TV da Alma Londrina Rádio Web por meio do canal do YouTube da Conefederação Brasileira de Kung Fu WUSHU pelo link https://www.youtube.com/watch?v=QNgtVmI3pQE.