Loading...
Jornalismo Cultural

Livro reúne últimos textos de Leminski

Leminski

O livro A Hora da Lâmina lançado no mês passado pelo coletivo Grafatório reúne 8 textos de Paulo Leminski escritos para a Folha de Londrina pouco antes da morte dele. Leminski morreu em junho de 1989 em decorrência de uma cirrose hepática adquirida por conta do alcoolismo. Por si só, o lançamento da obra já seria uma ótima ideia, já que os textos são os últimos produzidos pelo escritor curitibano. Mas o que deixa a publicação ainda mais notável e especial é a forma como o livro foi produzido.

Foto: Camilla Giovanna

Por Camilla Giovanna

Feito de maneira 100% artesanal, A Hora da Lâmina foi impressa utilizando a técnica letterpress, processo de impressão criado por Gutemberg no século XVI, e encadernado manualmente. Segundo o editor do livro Felipe Melhado, o desejo da publicação de um livro artesanal vinha desde o começo do Grafatório, há cinco anos, já que eles possuíam toda estrutura que facilitaria a produção.

Pablo Blanco, designer gráfico, contou que o miolo do livro foi todo feito em tipografia com utilização de tipos móveis e prensado numa antiga impressora Heidelberg. Para ele essa é a forma mais clássica de produção. “O acabamento foi todo feito de forma artesanal. A encadernação foi costurada. O revestimento da capa é de tecido e algodão. Então ele tá bem caprichado”, destacou o designer.

O Grafatório pretende continuar a produção de livros artesanais. Orgulhoso do resultado da primeira publicação, Felipe Melhado diz que já tem uma lista dos próximos livros que pretende lançar, “O mais engatilhado até agora é uma livro ou publicação do Paulo Mentel”, adiantou ele.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a técnica utilizada pelo Grafatório para a composição e impressão do livro A Hora da Lâmina.

 

Serviços:

“A Hora da Lâmina”

Autor – Paulo Leminski

Editora – Grafatório

Edição e prefácio – Felipe Melhado

Ilustrações – João Ruas

Tipografia – Silvio Rogério Valduga

Encadernação – Danieli Barbara

Design Gráfico – Estúdio Mero