Loading...
Jornalismo Cultural

Projeto Kinocidadão leva crianças ao cinema

Com objetivo de levar crianças de escolas públicas ao cinema, mais uma vez o Festival Kinoarte de Cinema realizou o projeto Kinocidadão. Dessa vez o projto aconteceu no Cine Com Tour com duas sessões diárias durante toda a semana passada. O 19º Festival Kionarte de Cinema terminou no último sábado, dia 25.

Por Camilla Giovanna de Souza

Foto Camilla Giovanna de Souza

Em 2017 a produção do Festival teve dificuldades em encontrar um filme infantil em película, já que esse é o único formato possível de ser exibido no Cine Com Tour. “Esse filme, Garoto Cósmico, foi muito difícil de ser escolhido porque é um dos últimos filmes de animação em película. Por isso mesmo que esse ano vai ser o último ano aqui. E, por ventura, vão ser os últimos dias de exibição no Cine Com-Tour”, comentou Aleska Marques, uma das produtoras do evento.

Por não haver mais distribuidoras de filmes em película 35 milímetros, a as sessões do projeto Kinocidadão foram as últimas do Cine Com-Tour. Em entrevista ao jornal Folha de Londrina, Bruno Ghering, coordenador de produção do Festival Kinoarte de Cinema, explicou ainda que foi só foi possível realizar as exibições para as crianças porque os rolos do filme foram cedidos diretamente pelo próprio diretor.

O longa Garoto Cósmico, do diretor Alê Abreu, tem 77 minutos de duração e conta a história de Luna, Cósmico e Maninho que vivem no Alto Universo em 2973, onde as vidas são totalmente programadas. Os amigos fazem somente o que foram programados para fazer como: dormir, estudar comer e estudar mais. Uma noite Cósmico, Luna e Maninho descobrem um universo gigante em um pequeno circo chamado Gira Mundos onde vivem novas experiências.

As crianças ficara fascinadas pelo tamanho da tela e pelas luzes do cinema. para Aleksa Marques, era possível ver o encantamento que o cinema pode causar nas crianças, muitas que foram pela primeira vez. Os alunos não tiravam os olhos da tela.“Elas estão maravilhadas, achando tudo incrível”, comentou a produtora.

O projeto Kinocidadão teve parceria da Viação Garcia, Refriko e Pipoca Vanessa.