Carregando...
Jornalismo Cultural

Jhonatan Santos apresenta o concerto “Uma Viola, Bach e os Séculos” nesta terça

Com a proposta de expor obras que transpõem a linha temporal artística dos séculos XVIII, XIX e XX, o músico
londrinense Jhonatan Santos apresentará o concerto solo “Uma Viola, Bach e os Séculos”, que trará um monólogo histórico e musical para o público de Londrina nesta terça (26) no Sesi/AML com entrada gratuita. A apresentação começa às 19h30.

Por Bruno Leonel (Foto – Fábio Alcover)

O ponto de partida do concerto musical é a Suíte Nº 1 em Sol Maior do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). A partir dela, o programa traz uma ligação atemporal com obras de séculos distintos, como Max Reger (1873-1916), Henri Vieuxtemps (1820-1881) e o compositor brasileiro José Guerra Vicente (1907-1976). Confira entrevista:

Ao propor este repertório, o violista pretende proporcionar aos ouvintes um jogo de cores, texturas e movimentos, tornando perceptível o conjunto de elementos interpretativos específicos de cada período. “A Viola” transmuta em pincel, poeta, ator, livro ou qualquer outro veículo que transmita, reproduza e/ou interprete os desfechos artísticos descritos nos códigos musicais utilizados pelos compositores.

Sobre o músico – Jhonatan Santos é violista londrinense e aluno do professor Jairo Chaves desde 2005. Em seu processo de formação, estagiou na Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) e participou de diversos festivais de música, entre estes, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, tendo máster class com Pinchas Zukermann e Hartmut Rohde.

Aos 19 anos, ingressou profissionalmente na Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), participando durante todo ano de 2008, e de 2012 a 2014 do efetivo da orquestra. De 2013 a 2016 atuou como Chefe de Naipe na Orquestra Juvenil da Bahia, grupo principal do programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestra Infantis e Juvenis da Bahia) e atuou como Coordenador Pedagógico da classe de Violas do programa. Com esta orquestra participou de três turnês internacionais (Europa e Estados Unidos da América), intercâmbios (Venezuela e Londres) e concertos pelo Brasil, dividindo o palco com solistas como Marta Argerich, Midori Goto, Edcson Ruiz, Maxim Vengerov, Leon Spierer e Ricardo Castro.

No campo da música popular tocou e gravou com Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Monica de San Galo, Maria Bethânia, Vanessa da Mata, Carlinhos Brown, Elomar, entre outros. Hoje Jhonatan desenvolve um trabalho pioneiro em Londrina como idealizador de uma escola que trabalha com formação de Orquestras de Cordas e Prática de Música de Câmara para diferentes níveis e idades, chamada de “Academia Orquestral Bravi”. Na instituição, também é coordenador artístico, pedagógico e professor de violino e viola, além de ser músico convidado para concertos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.


SERVIÇO

TEMPORADA BRAVI 2019
Data: 26 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Teatro Sesi/AML. (Rua Maestro Egídio Camargo Amaral, 130)
Classificação Indicativa: Livre

ENTRADA GRATUITA