Loading...
Marginália

A guerra do petróleo entre Venezuela X Estados Unidos.

Petróleo

No ano de 1983 a escritora infanto-juvenil Ruth Rocha lançava um dos livros que se tornaria um clássico da mesma. O livro “Dois idiotas sentados”, cada qual em seu no seu barril, retratava de forma lúdica a guerra fria motivada pelo petróleo.

Ao estudar a geopolítica do petróleo, uma das informações que salta aos olhos é como a disputa pelo mesmo figura entre os motivos das duas grandes guerras mundiais e continua sendo imperativo na maioria das guerras atuais.

O programa Marginália dessa semana faz uma análise da greve dos caminhoneiros aliada as informações sobre como o pré-sal deixou de ser patrimônio e riqueza do povo brasileiro em acordos e negociatas que tiraram da Petrobrás a autonomia de sua extração.

Desde sua descoberta, do vazamento de informações sobre a espionagem realizada pelos EUA com a ex-presidente Dilma Roussef, até a criação de um novo acordo de exploração do petróleo por empresas internacionais (Shell) acordada por José Serra e assinada pelo atual presidente Temer.

E apresenta motivos bem plausíveis para o eterno discurso contra o governo da Venezuela, país que detêm quase 20% da produção mundial de petróleo. Em contrapartida aos EUA, detentores de apenas 2% dessa produção, mas que ainda sim garante como lastro para sua moeda o mesmo. Na playlist muita música venezuelana.