Loading...
Tecnologia e Inovação

GT vai definir a Indústria 4.0 no Brasil

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre a instalação do Grupo de Trabalho que vai definir a Estratégia Nacional para a Indústria 4.0 no Brasil.

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços instalou o Grupo de Trabalho com o  objetivo de discutir ideias para a criação de uma Estratégia Nacional para a Indústria 4.0. Essas ideias devem ter relação com ações governamentais já em execução que impactam a indústria nacional.

Para definir as estratégias governamentais, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços realizou uma pesquisa para identificar os pontos prioritários para a Internet 4.0. Eles são: desenvolvimento e conhecimento tecnológico; mecanismos de inserção e adoção de tecnologias; habilidades sistêmicas e formação educacional 4.0; fomento e financiamento para a adoção e geração de tecnologias para a indústria 4.0.

Para o Ministério, a existência do GT é fundamental, principalmente pelo momento de evolução industrial que o Brasil está vivendo. Com o Grupo de Trabalho, o país tem a oportunidade de contribuir para a elaboração de propostas de políticas públicas que são fundamentais para transformar a indústria brasileira.

E é justamente isso que a Indústria 4.0 propõe: a incorporação de novas tecnologias à indústria tradicional. Algumas ações que podem ser feitas para isso é conectar os parques fabris às nuvens, a sistemas sensoriais virtuais-físicos, entre outras tecnologias. Esse investimento pode aumentar a competitividade no setor industrial.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção: Mariana Paschoal, locução: Bárbara Vendrame; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.