Loading...
Jornalismo Cultural

Grafiteiros dão vida a muro de escola

Grafiteiros

No último final de semana 12 grafiteiros revitalizaram o muro do Colégio Estadual Olavo Garcia no Conjunto Avelino Vieira na Zona Oeste da cidade. As cores e a criatividade dos artistas transformaram o que era um muro desgastado e com pintura velha em obras de arte.

Por Giovanni Tagliari

Fotos: Giovanni Tagliari

Além dos grafites, o evento contou com oficinas de futsal e poesia. Outras atividades, como as oficinas de, produção de currículos , de dança do ventre,  de teclado  e apresentações artísticas estavam agendadas, no entanto foram adiadas por causa da chuva.

A ação foi coordenada entre a comunidade, educadores e instituições como a Associação Ciranda da Cultura, o projeto de Hip Hop do Vista Bela e a UEL

Alejandra Leon professora de psicologia da UEL e integrante da associação Ciranda da Cultura, teve a ideia depois de uma conversa com os alunos e funcionários da escola, onde eles sugeriram o que a escola deveria ter. Cada um foi falando o que achava que a escola deveria ter. “Teve uma funcionária, que falou que onde ela trabalhava antes o professor de arte fez um desenho no muro e os alunos pintaram, uma aluna sugeriu grafite, foi quando o Palmeira falou vamos chamar os grafiteiros, tudo foi acontecendo numa sincronicidade”

Alguns mutirões já haviam sido organizados pela Associação  Ciranda da Cultura, como o que promoveu uma limpeza no bairro. Para a professora, ações como estas impactam a comunidade de forma positiva e mostram como é possível que os próprios moradores melhorem a região onde vivem, sem esperar apenas pelo poder público. “A gente vê que a gente tem muita força para a gente fazer por nós mesmos, para a gente lutar pelo que é direito, porque é para isso que todo mundo paga imposto, mas que ao mesmo tempo a gente não tem que esperar passivamente, a escola é nossa então por que que a gente não pode arrumar”

As oficinas que foram adiadas estão previstas para acontecer no fim de semana próximo ao Dia da Consciência Negra, ainda sem local definido.