Loading...
MeiaEntradaCast

Gênero e Identidade em “A Pele que Habito”

A Pele que Habito

No MeiaEntradaCast de hoje, Renan Fileto, Fernanda Carpegiani e Maike Alves debatem o filme A Pele que Habito e todas as questões envolvidas nesse longa de Pedro Almodóvar. Falamos sobre gênero, identidade, orientação sexual e muito mais!

Inúmeros diretores já trataram de questões como gênero e sexualidade, porém nenhum deles com a acurácia e com os questionamentos do espanhol Pedro Almodóvar. Iniciando sua carreira com curtas ainda na década de 70, o realizador trouxe obras extremamente necessárias à esses temas, como Tudo sobre minha mãe, Fale com ela, Má Educação, entre outros. Mas não seria exagero dizer que, apesar de bem-sucedidos, esses projetos eram somente um ensaio. Sua obra-prima – e aquela que encerraria todos os seus temas caros em uma única película – viria em 2011: A Pele que Habito.

O filme, considerado pelo autor como um conto de horror moderno, traz esse debate recorrente, porém com um viés extremamente original. Almodóvar encontrou, no cinema de gênero, a ferramenta fundamental para o aprofundamento desse debate. O fez utilizando-se de características do terror, mas sem cair em clichês desse tipo de realização. O longa não possui os sustos fáceis característicos, por exemplo. No entanto, se baseia numa história totalmente inspirada em mitos como o de Frankestein e em todo folclore envolvendo cientistas e sua busca desenfreada pela verdade e por descobertas que não levam em conta a ética. Disso tudo sai um filme que é instigante e questionador, sem deixar de lado o entretenimento necessário para toda obra cinematográfica. Imperdível!

Venha para o programa e se prepare para saber: 1) o que significa cada um desses termos tão falados hoje em dia 2), quais são os pontos positivos desse filme 3) e porque um dos casters fica ATERRORIZADO com esse filme!

Ah, e não esqueçam de mandar críticas, sugestões e roupas de tigre pelo e-mail: contato@meiaentradacast.com.br

Aproveite também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/meiaentradacast
Twitter Oficial: @meiaentradacast
Twitter do Renan: @renanfileto
Instagram Oficial: @meiaentradacast