Loading...
Jornalismo Cultural

Frank Jorge da oficina pela AlmA Londrina

Frank Jorge

Terceiro encontro gratuito do Ciclo de Oficinas 2017 trará Frank Jorge, músico e professor de História do Rock, roqueiro que abriu o show do beatle Paul McCartney em Porto Alegre

Ele é musico, escritor, apresentador de rádio e TV, professor e coordenador de curso acadêmico que oferece, entre outras disciplinas, aulas sobre Produção Fonográfica e História do Rock. Frank Jorge é o convidado do Ciclo de Oficinas 2017 da AlmA Londrina Rádio Web, entre os dias 7 e 8 de dezembro.

A mais recente conquista do cantor foi abrir, em outubro deste ano, o show do beatle Paul McCartney em Porto Alegre, mas Frank Jorge tem uma longa e diversificada carreira. O marco foi em 1986, quanto passou a integrar a banda Os Cascavelletes, referência importantíssima do rock gaúcho ao lado de De Falla, TNT e Replicantes. Naquele mesmo ano, passa a cursar Letras na PUC, reforçando o lado compositor e passando a transitar nos circuitos universitários e alternativos da música portoalegrense. Outra banda marcando e uma das precursoras do rock independente no Brasil foi a Graforréia Xilarmônica, banda criada em 1987 e que passa a integrar o casting do selo indie Banguela Records nos anos 1990.

Ao todo, foram oito discos lançados (cinco como integrantes de bandas gaúchas e três solos), além ter publicado três livros. Desde 2006, Frank Jorge é o professor titular no curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Neste curso, os alunos aliam teoria e prática musical na produção de discos e organização de pequenos shows.

Na oficina chamada “Radioativismo e Produção Fonográfica”, uma parceria da AlmA Londrina Rádio Web com a ocupação do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina), Frank Jorge vai falar sobre as experiências profissionais como músico, professor idealizador de uma proposta pedagógica inovadora e ainda da sua vida na radiodifusão: foi apresentador do Crocâncias Diversas (programa da rádio Ipanema FM) e do Programa Radar (TV Educativa).

As oficinas formativas da Rádio AlmA são gratuitas e destinadas a produtores de conteúdo, estudantes e demais interessados em ingressar no universo da comunicação independente. O primeiro encontro, realizado em maio, tratou das oportunidades para abordagens regionais, com características de comunicação popular e comunitária nas redes online. Em junho, o segundo evento trouxe a documentarista Eliza Capai para falar de Midiativismo e Movimentos Sociais.

O Ciclo de Oficinas 2017 da Rádio AlmA Londrina é custeado por recursos do Prêmio Ponto de Mídia Livre, concedido pelo Ministério da Cultura em reconhecimento às ações sociais difusoras da cultura por meio de comunicação alternativa. As atividades da Alma Londrina Rádio Web podem ser acompanhadas pelo site www.almalondrina.com.br.

SERVIÇO

Oficinas AlmA Londrina (Inscrições Gratuitas): Radioativismo e Produção Fonográfica com Frank Jorge

7/12 – das 19h30 às 22h: primeira parte da oficina no espaço do MARL (Av. Duque de Caxias, 3241).

8/12 – a partir das 9h: apresentação de experiências na produção musical e radiofônica na sede da Vila Cultural AlmA Brasil (Rua Argentina, 693)