Loading...
Tecnologia e Inovação

Finep Conecta: empresas e instituições

Finep

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre um programa da Finep que pretende integrar empresas e instituições de ciência e tecnologia.

O programa se chama Finep Conecta e foi lançado pela Agência de Inovação e Projetos no Dia da Inovação, que foi em 19 de outubro.

Atualmente, o Brasil possui um índice de apenas 6% de integração entre empresas e instituições de pesquisa, de acordo com o presidente da Finep, Marcos Cintra. O país é um com os índices mais baixos em todo o mundo e por isso um programa como este é necessário. À título de comparação, países como a Finlândia acumulam 28% de cooperação entre setor privado e academia.

Por isso, o Finep Conecta é mais uma ferramenta para oferecer uma nova linha de crédito com condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa em parceria com as ICTs ou universidades. Taxas de juros menores e prazos e carências mais longos são algumas das vantagens. A linha de crédito conta com 500 milhões de reais para financiar projetos que se enquadrem nos requisitos do programa.

A iniciativa pretende estimular as instituições de pesquisa a atenderem a demanda do setor privado para resolver problemas específicos.

Com uma pesquisa por trás, os resultados gerados pelas empresas podem ser mais elaborados, eficientes e de excelência.

O programa também vai possibilitar o aumento de gastos em pesquisa e desenvolvimento para incentivar projetos de maior risco tecnológico. Outro benefício é fomentar a pesquisa acadêmica com parte dos recursos utilizados nas linhas de financiamento.

Os interessados em conhecer mais sobre o Finep Conecta podem acessar o site www.finep.gov.br para mais informações. Repetindo: www.finep.gov.br.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.