Loading...
Jornalismo Cultural

Agroecologia – 9º Feirão da Resistência e da Reforma Agrária acontece neste sábado no MARL

Oficinas Alma Londrina

Acontece neste sábado, no Canto do MARL em Londrina, mais uma edição do Feirão da Resistência e da Reforma Agrária, das 9h às 17h. O evento, já é considerado referência e ponto de encontro entre produtores de assentamentos, coletivos artísticos e famílias de agricultores na região de Londrina.

Por Bruno Leonel (Foto por Emerson Dias)

Diferentemente de outros eventos da região, como uma certa exposição agropecuária anual  (mais focada no business e no lado do consumismo), no Feirão do MARL, o foco é a agricultura familiar e a cultura camponesa. Mais uma vez a Feira traz produtos de qualidade saudáveis e com preço justo. São compotas, cachaça orgânica, legumes, verduras, frutas da época, sementes e mudas de plantas diversas. O fato de um evento como esse, com foco na economia solidária, reunir dezenas de pessoas, mensalmente, em um espaço na região central é emblemático para a popularização de alternativas de consumo e produção, em meio a um contexto onde se discute muito formas diferentes de produzir e consumir, saindo um pouco da dominação de cooperativas, etc. Confira entrevista com André Oliveira, um dos membros da organização. Além do evento, André que também é ator, falou sobre um novo projeto que iniciará durante o feirão com gravações em vídeo de eventos culturais em Londrina. Ouça:

São compotas, cachaça orgânica, legumes, verduras, frutas da época, sementes e mudas de plantas diversas. Na programação cultural da manhã temos roda de capoeira angola sob coordenação do CECA-Londrina (Centro Esportivo de Capoeira Angola). Temos também uma Roda de Conversa sobre “A EJA (Educação de Jovens e Adultos) como espaço de inclusão social” das 11hs ao 12hs. De tarde teremos Discotecagem Az-Pi-Ra-Nhas, a apresentação artística “O romance da Minervina” com alunos do curso livre de teatro do Canto do MARL, coordenado pela Atriz Edna Aguiar, além do show Musical “Caburézinho Canelinha” com Carolina Sanches, Pedro José, Lucas Oliveira e Mariana Franco, integrantes da banda Independente Caburé Canela, que acabou de lançar seu primeiro álbum intitulado “Cabra Cega”. (ver programação abaixo).

Sob a influencia dos tempos sombrios do hoje e todo contexto de Estado de Exceção que vivemos no Brasil a Rádiambu (rádio ambulante do MARL) irá realizar um papo-reto com a temática “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia” sob vozes femininas dissecando a face patriarcal do golpe. E isso vai virar poesia, música, encontro e celebração da resistência. Nossos mortos, presos, mendigos, feirantes, artistas tem voz e que cantemos e plantemos para construir outros desvios! Vem cuidar da saúde com alegria e diversão.
Além disso, teremos o tradicional pastel da Paixão e caldo de cana. Continuam presentes, é claro, a já tradicional cozinha Afro, e diversos artesãos locais.


IX Feirão da Resistência e da Reforma Agrária
Das 9h às 17h no Canto do MARL.
Endereço: Av. Duque de Caxias, n.3241.

Programação cultural
9h-10h – Discotecagem Az-Pi-Ra-Nhas.
10h- 11h – Roda aberta de Capoeira Angola CECA-Londrina.
11h – 12h – Roda de Conversa: A EJA (Educação de Jovens e Adultos) como espaço de inclusão social
12h – 13h30 – Discotecagem Az-Pi-Ra-Nhas
13h30 – “O romance da Minervina” intervenção artística com alunos do curso livre de teatro do Canto do MARL, coordenado pela Atriz Edna Aguiar.
14h – Show Musical “Caburézinho Canelinha” com Carolina Sanches, Pedro José, Lucas Oliveira e Mariana Franco
15h – 17h – Papo-reto: O golpe de 2016 e o futuro da democracia, com Jaqueline Vieira (Movimento Autônomo da Periferia, MARL, Coletivo Ocupa Flores do Campo); Luiza Braga (Presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Londrina, integrante do Maracatu Semente de Angola) , Edna Aguiar (atriz e articuladora do MARL); Manoel Dourados ( Professor da UEL), José Maschio (jornalista e escritor), e quem mais chegar pra papear!