Carregando...
Jornalismo Cultural

Exposição sobre Leminski desembarca no Museu Histórico de Londrina

Leminski

Isso de querer
Ser exatamente aquilo
Que a gente é
Ainda vai nos levar além
Paulo Leminski (1944 – 1989)

Por Tamiris Anunciação
Fotos: Giovani Viecili

Primeiramente, poeta. Mas também ensaísta, romancista, tradutor, judoca, jornalista, publicitário, marido, pai, amigo. Paulo Leminski era essencialmente Paulo Leminski. Foi exatamente aquilo que era e conseguiu chegar além. O trabalho amplo do poeta paranaense foi todo reunido em um acervo único, que compõe a exposição Múltiplo Leminski. No ano em que o artista completaria 75 anos, a exposição desembarca no Museu Histórico de Londrina. A abertura aconteceu na quinta-feira, dia 14 e a visitação já está aberta ao público.

Foto: Giovani Viecili

O projeto é resultado de anos de pesquisa e catalogação da vida e obra de Leminski. A curadoria foi de responsabilidade das filhas Estrela Ruiz Leminski e Aurea Ruiz Leminski, e Alice Ruiz, ex-mulher do artista. Múltiplo Leminski oferece uma experiência artística completa aos visitantes na intenção de traduzir o artista completo que Leminski representa. Nas palavras da filha, Aurea Leminski “Ele trafegava por várias artes e profissões e, em tudo o que fazia, explodia em talento e criatividade”. São mais de mil objetos pessoais do artista, desde poesias rascunhadas em guardanapos à famosa coleção de dicionários. A exposição também inclui atividades paralelas, como as visitas guiadas por Estrela Ruiz Leminski e Alice Ruiz, Mostra Audiovisual, palestra com Rodrigo Garcia Lopes, show musical, performance e uma galeria de grafites, produzidos nas cidades anteriores em que a exposição passou, mas que receberá uma nova obra assinada por artistas londrinenses, marcando a décima edição de Múltiplo Leminski.

A exposição que ganhou itinerância após o grande sucesso que teve no Museu Oscar Nyemeyer (MON), já passou por diversas cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá. Edmeia Ribeiro, diretora do Museu Histórico de Londrina, tem grandes expectativas para a estadia da exposição na cidade. “A expectativa para receber essa exposição que já passou por vários lugares ela é a maior que tem, porquê a gente recebe a exposição como se fosse a primeira vez e é a primeira vez em Londrina. Então, a gente recebe como se ela fosse única e fosse direcionada para a nossa cidade, nossa Universidade, nosso museu e nosso público. Saber que ela já passou por tantos lugares e agora está aqui só nos dá mais alegria. Nós nos sentimos privilegiados.” Edmeia Ribeiro também acredita que a pluralidade de linguagens do projeto e a relevância do legado de Leminski, podem atrair um público que não frequenta o Museu Histórico de Londrina, mas que através dessa experiência podem passar a frequentar os outros eventos e atividades desenvolvidos no espaço.

Estrela Leminski, filha de Paulo, em visita guiada.
Foto: Giovani Viecili

Múltiplo Leminski foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina. A intenção é que, ao deixar Londrina, a exposição percorra outras cidades do Paraná.

 
SERVIÇO

Programação
De 15/03 a 30/06/2019, de terça a
sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30
Sábados, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Domingos, das 13h30 às 17h

Local: Museu
Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro

Visitas Guiadas:
11/05/2019, às 15h, com Alice Ruiz

 Mostra audiovisual:
23/03 e 24/03, 06/04 e 07/04, 27/04 e 28/04, 18/05 e 19/05, 25/05 e 26/05, 08/06 e 09/06, 22/06 e 23/06 às 16h

Palestra:
Leminski: roteiro de
uma vida e obra
com o escritor Rodrigo Garcia Lopes
Data: 24/04/2019, às 19h30
Local: Anfiteatro Maior do CCH (UEL)

 Show:
 Leminskanções com
participação especial de Carlos Careqa

Data: 11/05/2019, às 20h
Local: Teatro Ouro Verde

Trovadores do Miocárdio – Performance e declamações de poesia
Data: 29/06/2019, às 21h
Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis – Av. Artur Thomas, 342 – Rodocentro

Estrela Leminski, filha de Paulo, em visita guiada.
Foto: Giovani Viecili