Loading...
Tecnologia e Inovação

Estudo BNDES Internet das Coisas do MCTI

Internet

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre a segunda fase do estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil.

O estudo técnico Internet das Coisas é conduzido pelo BNDES e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.  As conclusões desse estudo vão ser usadas para subsidiar o Plano Nacional de Internet das Coisas no Brasil.

O Plano tem como objetivo acelerar a implantação do tema Internet das Coisas como instrumento de desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Além disso, ele pretende aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas nacionais e promover a melhoria da qualidade de vida.

O estudo definiu que Cidades Inteligentes, Saúde e Rural vão ser as áreas prioritárias para as iniciativas e políticas públicas para o Plano, que deve ser anunciado até o fim do ano.

Também foram definidos como prioridades os segmentos Petróleo, Gás e Mineração, Têxtil e Automotivo. O motivo pelas escolhas é a relevância dessas áreas para a economia brasileira e a agenda de inovação já existente.

Para chegar a essas conclusões, a equipe técnica do estudo analisou critérios como demanda, oferta e capacidade de desenvolvimento de cada segmento. Também foram consideradas experiências de outros países, consultas públicas, eventos com especialistas, fóruns, pesquisas digitais e contribuições da sociedade.

A terceira fase desse estudo vai ser concluída em setembro. Vai ser nessa etapa que os desafios vão ser mapeados e que os planos de ação vão ser definidos.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução, Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.