Loading...
Jornalismo Cultural

Estrangeiros mostram preocupação com futuro das políticas de imigração

Estrangeiros

Segundo dados da Polícia Federal, aproximadamente 750 mil estrangeiros vivem legalmente no Brasil. No entanto estimativas da própria PF apontam que esse número possa ser três vezes maior. Muito desses imigrantes vêm de países africanos e para esses imigrantes, o risco de um governo autoritário é enorme.

Por Kicani Pedro

Os imigrantes angolanos no Brasil temem essa corrida eleitoral pelo fato do país ser uma grande influência para Angola, desde novelas, músicas e até mesmo políticas. Esse fato nos faz pensar na  eleição. A população imigrante anseia que exista melhorias no próximo governo a seu favor, “mas não se pode permitir que nossos países tenham governantes corruptos  que acabam se valendo do poder para usurpar os bens da população ”, afirma Mateus Pimpão, angolano que faz doutorado em língua portuguesa na PUC MG.

É necessário que se tenha caminho para mudar isso. É importante que o futuro presidente olhe melhor para as políticas internacionais, promovendo melhoria junto a esses países tentando influenciar de alguma maneira a fim de diminuir essa imigração, “é uma questão humanitária sim, precisamos acolher as pessoas sim, mas eu acho que precisaria pensar em ajudar esses países fazendo com que os líderes autoritários abandonem essa forma de governar e esses comportamentos autoritários a fim de acolher seu próprio povo”,  conclui Mateus Pimpão

Tambem angolano e estudante de economia da UEL, Pascoal Julho disse temer pelo futuro dos imigrantes. “Tenho medo que muitas coisas sejam restringidas, porque vêm sendo revistas as  políticas imigratórias e muitas dessas coisas podem ser desconsideradas”, afirmou ele.