Carregando...
WebTV

Estação Samba inicia temporada 2019

Estação

Por Emerson Dias

Inspirado na imagem idealizada do “Sambista Perfeito”, composição de Nei Lopes e Arlindo Cruz, o projeto Estação Samba iniciou a temporada 2019 oferecendo uma feijoada regada ao som do grupo Samba da Padaria. A AlmA Londrina Rádio Web registrou o primeiro evento, em 5 de maio (disponível aqui na web TV), e também conversou com a idealizadora do projeto, a pesquisadora Juliana Barbosa, sobre a programação para o resto do ano.

Surgido em 2008 como um programa de rádio na UEL FM, o Estação Samba acompanhou o desenvolvimento das pesquisas da criadora e apresentadora sobre esse estilo musical tipicamente brasileiro. Uma década depois, com doutorado, pós-doutorado e um livro dedicado ao samba, Juliana levou o projeto para os palcos, com três espetáculos realizados em formato rádio teatro no palco do Bar Valentino, em 2018 (todos com registros na íntegra e disponível também aqui em nosso site).

Para 2019, toda a produção segue inspirada na busca do sambista perfeito que, segundo o refrão da música-tema, deve ser “elegante do jeito Paulinho, cativante do jeito Martinho, malandro e contagiante do jeito Zeca Pagodinho”, exatamente os três sambistas homenageados nesta temporada. “O samba fala ainda da luz de Candeia, da valentia de Geraldo Pereira e do talento de Ataulfo Alves. E assim vai tecendo o significado e responsabilidade de ser sambista, compartilhando valores, costumes e visão de mundo. Nosso objetivo com essa temática é mostrar como o samba constrói sua ética”, explicou Juliana.

O primeiro (dia 26 de maio) será dedicado a Paulinho da Viola, com direção musical de Paulo Vitor Poloni. No segundo espetáculo (04 de agosto), a homenagem será para Martinho da Vila, com direção musical de Israel Laurindo. O terceiro show (03 de novembro), será focado em Zeca Pagodinho, com direção musical de Rakelly Calliari. Entre os espetáculos (todos novamente com parceria do Bar Valentino), estão previstas rodas de samba, inclusive um evento só com cantoras e percussionistas mulheres. Mais detalhes no vídeo abaixo. Confira!