Loading...
Estação Memória

50 anos de radiojornalismo com J. Mateus

Quebrando barreiras há 50 anos, radialista já cobriu 7 Copas usando muletas

A limitação motora, decorrente da paralisia infantil que atingiu suas pernas no primeiro ano de vida, não impediu que José Mateus de Lima se tornasse um dos mais respeitados profissionais do rádio esportivo no Brasil.

Nascido em Arapongas (PR) dia 21 de abril 1947, no distrito rural de Água das Três Ilhas, viveu até os sete anos alternando a vida em família com longos internamentos em hospitais. Condição que transformou o rádio em companheiro de infância e ferramenta que garantiria o futuro profissional. J. Mateus conseguiu o primeiro emprego aos 16 anos no rádio e não parou mais.

Em cinco décadas de profissão, cobriu nada menos que sete Copas do Mundo consecutivas (entre 1990 e 2010), uma Olimpíada (1996), oito Copas América (entre 1989 e 2007) e dois Pré-Olímpicos (1995 e 2000), além de incontáveis amistosos da Seleção, campeonatos brasileiros e paranaenses. É autor do livro Do Caçula Gigante ao Tubarão – 40 anos do Londrina (1996) e atualmente está na Paiquerê AM de Londrina (PR). Entrevista: prof. Emerson Dias // Edição: acadêmica Keli Gevezier.

Ouça no mobile