Ensaio 1: Arma de Tchekhov e Foreshadowing

The VueXtreme screen auditorium awaits its first customers at the new Vue cinema in Bury, which opens today (Friday 16th July). Vue Bury is one of the most modern cinemas in the UK with 1,700 ultra comfortable stadium seats across ten screens, three of which are fully digital and 3D-enabled and it boasts the only VueXtreme screen outside of London - a gigantic super sized cinema screen with enhanced digital surround sound. ENDS For more information please contact Matt Stokoe at Clarion Communications on 0207 343 3124

No MeiaEntradaCast dessa semana, algo diferente! Já assistiram aqueles vídeos do Youtube onde um narrador explica alguns conceitos, normalmente de cinema? Pois é, esse tipo de vídeo é chamado de Ensaio.

Ouça o podcast:
Meia Entrada Cast
Meia Entrada Cast
Meia Entrada Cast - 12/07/2018
Loading
/

No nosso programa de número 77 resolvemos tentar algo novo e transportamos esse formato para a mídia podcast, que tal?

Nosso podcast sempre teve uma fixação em roteiros. Nosso host, principalmente, é um obcecado por esse tema. Por conta disso, a análise dos filmes levando em conta sua história e seus recursos de roteiro se manteve presente, mesmo que discretamente, em todos os nossos episódios. Mas, além de citar se um filme tem ou não um bom roteiro, convém explicar o que de fato, torna uma história realmente marcante.

Nossa nova atração, os ensaios, vêm para suprir essa lacuna. Em cada novo episódio dessa série trataremos de um conceito diferente relacionado à sétima arte. Entre tantos outros recursos de roteiro, vale a pena gastar um tempo a mais para falar sobre a Arma de Tchekhov e o Foreshadowing. A primeira, elaborada pela primeira vez pelo autor russo de teatro Anton Tchekhov nos traz a noção de economia dentro de uma história: se algo da trama não é realmente fundamental para o desenvolvimento da história, deve ser retirado do roteiro.

Cinema é indústria e indústria é investimento. Devido a esse fato, não há espaço para gordura ou irrelevâncias. Se uma arma é mostrada em alguma cena do filme, no futuro ela DEVE ser disparada. Caso contrário, porque sua existência foi enfatizada, não é mesmo?

Foreshadowing, por sua vez, é um conceito que possui semelhanças com o recurso de Tchekhov. A diferença reside no fato de que, ao contrário do primeiro elemento, no Foreshadowing frequentemente não é um objeto que é antecipado na trama, mas sim uma frase ou algum tipo de metáfora. Essas duas ferramentas nos fornecem a possibilidade de deduzir histórias e resolver mistérios. Demais, né?

Venha para o programa e se prepare para saber: 1) o que torna um roteiro algo marcante de verdade? 2) quem diabos é Tchekhov? 3) e porque toda grande história começa com um bom roteiro?

Aproveite também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/meiaentradacast

Festival Cultural Openstage: Rep Session

Dia Mundial do Rock 2018