Loading...
Tecnologia e Inovação

Empreendedorismo nas Universidades

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio AlmA Londrina. Hoje o programa da Aintec vai falar sobre a quarta edição da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, realizada pelo Instituto Data Popular.

O estudo revelou que os universitários não têm incentivos para empreender. A pesquisa foi feita por meio de um levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, em parceria com a Endeavor, uma organização de apoio ao empreendedorismo.

No Brasil, as universidades não são vistas pelos jovens como base de apoio para o desenvolvimento de ideias. Segundo a pesquisa, quase um quinto das instituições do país não têm entidades internas que sejam responsáveis por ações de empreendedorismo. Além disso, apenas trinta e seis por cento dos alunos declararam estar satisfeitos com as iniciativas da universidade nesse ramo.

Ainda de acordo com o estudo, a maioria das instituições possibilita apenas o primeiro contato do aluno com ações empreendedoras, mas não atua para fortalecer essa cultura por meio de uma estrutura de apoio, como incubadoras ou disciplinas específicas. Para a pesquisa, foram entrevistados mais de 2200 alunos e 680 professores de mais de 70 instituições de ensino superior.

Indo na contramão desse resultado, a Universidade Estadual de Londrina tem se diferenciado quando o assunto é empreendedorismo. Além da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica, a Intuel, que está situada na Agência de Inovação, a universidade desenvolve desde junho do ano passado o Projeto Educação Empreendedora na UEL, uma parceria com o SEBRAE.

Desde o início do projeto, foram capacitados 27 docentes para ministrar disciplinas de empreendedorismo e foram aplicados nove cursos voltados para gestão e mercado, que atingiram diretamente mais de 100 pessoas, entre alunos, professores e público externo.

Este ano, além de dar continuidade aos cursos, o projeto prevê a participação no Desafio Universitário Empreendedor.  A expectativa é envolver, até o final do ano, mais de 450 alunos da UEL em ações de empreendedorismo, fomentando dessa forma, uma educação diferenciada na universidade.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção: Bruna Ferrari locução, Tatiana Fiuza; Gravação: João Lopes, da rádio UEL FM.