Loading...
Tecnologia e Inovação

Dia C da Ciência uma iniciativa da Finep

Dia C

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre o Dia C da Ciência a iniciativa da Finep que pretende conscientizar a sociedade da importância de mais recursos para a ciência no Brasil.

A Finep, que é a principal agência de fomento em ciência e tecnologia do país, vai promover o chamado Dia C da Ciência. O objetivo dessa iniciativa, que acontece no dia 19 deste mês, é chamar a atenção da sociedade e instituições parceiras sobre a necessidade de retomar os investimentos nessas duas áreas no país.

O dia C foi escolhido nessa data porque é quando está prevista a votação da Lei Orçamentária Anual de 2018 pelo Congresso Nacional.

A Campanha, que será virtual, pretende também levantar a discussão sobre o tema e sensibilizar os parlamentares por mais recursos em ciência no Brasil.

Toda essa movimentação da Finep se deve porque a redução no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve chegar a 25% no próximo ano. Essa porcentagem representa quase 1 bilhão ee meio a menos do que os recursos de 2017. Em anos anteriores, a pasta já chegou a ter um orçamento de 10 bilhões de reais.
Países como Estados Unidos, China e Coreia do Sul, por exemplo, chegam a investir 4% do PIB em ciência e tecnologia. No Brasil, o orçamento federal para essas áreas está em torno de 2 bilhões e meio de reais, 14 vezes menor que o orçamento japonês, por exemplo.

Para essa campanha, a Finep conta com o apoio de vários parceiros, como a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.