Carregando...
Estação Memória

Criador do Zé Mentira e produtor de estrelas do rádio

Zé Mentira

O escritor Antonio Scarpari Dametto, mais conhecido como Antônio Marcos, já foi produtor e apresentador de rádio e televisão. Criou o personagem Zé Mentira no rádio teatro, mas a fase marcante da carreira foram programas como “Luzes da Ribalta” na Rádio Londrina, por onde passaram cantores respeitados Nelson Gonçalves, Emilinha Borba e Cauby Peixoto.

Foto e crédito: arquivo pessoal

Nascido em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, declara-se londrinense de coração, tanto que Marcos foi condecorado cidadão honorário da cidade. Veio para Londrina em 1947, devido à expansão do rádio na região e trazendo a experiência em emissoras de São Paulo como a Rádio Paulistano. Antônio Marcos conheceu a família responsável pela Rádio Londrina e foi convidado para trabalhar lá, tornando-se um dos pioneiros da radiodifusão em Londrina.

Trabalhou em todas as áreas: foi operador de som, locutor publicitário, apresentador e redator.
No início da carreira, em 1943, venceu um concurso para ser locutor da Lins Rádio Clube, foi para a Rede Piratininga e ainda passou pela Rede Coligada, todas sediadas no estado de São Paulo. Marcos veio ao Paraná para fundou a Rádio Difusora de Apucarana e, a pedido da esposa que era londrinense, se estabeleceu em Londrina.

Mas foi na Rádio Londrina que se descobriu produtor, criando programas de rádio teatro. Um dos mais famosos e que repercutiu em todo o país se chamava “Luzes da Ribalta”. Cantores famosos do Brasil vinham se apresentar no programa radiofônico londrinense: Emilinha Borba, Nelson Gonçalves, Angela Maria, Cauby Peixoto e Orlando Silva, entre outros. Além de produzir, Marcos também participava de seus programas de rádio teatro com o Zé Mentira, personagem que sempre inventava desculpas para escapar das situações complicadas.

A convite de um amigo do Diários Associados, migrou para a televisão que ainda seria inaugurada na década de 1950. O programa televisivo apresentado por Antônio Marcos foi um show de artistas famosos que chegou a contar com a presença de Roberto Carlos. Também produziu o sitcom “Dona Jandira em busca da felicidade” que contava com Paulo Goulart, Nisette Bruno e Eleonor Bruno na TV Continental. Por pedido de exclusividade, Antônio Marcos teve que escolher entre trabalhar para televisão ou voltar à rádio em Londrina e ficar mais perto da família. Em 2003, foi condecorado Cidadão Honorário de Londrina.

Esta edição do Estação Memória tem a seguinte ficha técnica:
Entrevista e edição: Thaila Nagazawa
Pauta e produção: prof. Emerson Dias
Supervisão: prof. Mário Benedito Sales