Loading...
Jornalismo Cultural

Cordas brasileiras no Palco Alma 2017

Palco Alma 2017

Com mais de 20 anos de carreira profissional, o compositor, multi-instrumentista, arranjador e professor universitário André Siqueira será o responsável por abrir a noite de sábado do Palco Alma 2017, às 20hs no Centro Cultural SESI/AML.

Por Vítor Struck

Foto: Emerson Dias

Com domínio sobre vários instrumentos – flautas, guitarra elétrica, violões, viola caipira, contrabaixo e guitarra portuguesa – André Siqueira constrói sua trajetória musical na academia e nos palcos. Professor de música da Universidade Estadual de Londrina (UEL), é autor do livro “Giacinto Scelsi: improvisação, orientalismo e escritura” (2011) e tem no currículo o CD autoral “Catamarã” (2016), além de participação em discos de outros músicos.

Ele mesmo diz que nunca deixa de aprender e atualmente Siqueira se dedica ao estudo da música de matriz sertaneja. “É o que a gente costuma dizer que é o Brasil profundo, que não tá aparente. Não é o Brasil de Rio – São Paulo. Então mesmo nessas comunidades rurais você tem influência do negro, do índio, do português, do europeu de forma geral”, destacou o músico.

Essa mistura toda é o que chamou a atenção do músico, já que cada região tem sua própria tradição. “Quando se dá essa mistura, cada lugar vai filtrar de uma forma. Então o interior de Minas é uma coisa, interior de São Paulo é outra, interior do Rio Grande do Sul é outra. Portanto quem quiser conhecer música brasileira tem que ir além da música urbana”, disse.

Para o show do Palco Alma 2017 o músico promete levar instrumentos exóticos de cordas como Bouzouki, uma espécie de bandolim de origem celta, violão barítono e uma guitarra portuguesa de quase cem anos.

Confira no vídeo abaixo a entrevista que o repórter Vitor Struck fez com o músico.

SERVIÇO:

Palco Alma 2017

André Siqueira show “Cordas Brasileiras”

Local: Centro Cultural SESI/AML, rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – em frente a Concha Acústica

Horário: 20hs

Gratuito