Carregando...
Estação Memória

Cléber Tóffoli: matemático, médico e caipira do rádio

Cleber Toffoli

O radialista e professor Cleber Tóffoli nasceu em Recife (PE), em 6 de julho de 1947, mas se considera um caipira paranaense com orgulho. Matemático e médico por formação, identificou-se mesmo foi com a pesquisa e produção de programas de rádio com foco na música sertaneja de raiz.

Crédito: Fotos: arquivo pessoal e Com/UEL

No ano seguinte ao seu nascimento, a família Tóffoli mudou-se para Jacarezinho, norte pioneiro do Paraná. Com 20 anos, saiu de casa para estudar em Londrina, onde formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1971 e em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974. Também iniciou a carreira de professor do ensino médio, atividade que manteve até 1982.

Apaixonado pela música caipira, Cleber iniciou a produção do programa Voz e Viola em 1991, coordenando e apresentando desde então. Além de manter contato direto com o ouvinte, atendendo a pedidos e contando histórias sobre os músicos e as referências do ambiente rural, o radialista faz uso constante dos 3 mil LPs e 5 mil CDs, acervo que mantém e também disponibiliza a pesquisadores diversos. Tóffoli passou por diversas rádios, com destaque para a UEL FM, onde também foi diretor da emissora educativa. A partir de 2001 o Voz e Viola passou a ser apresentado na rádio Igapó FM. Em 2015, ano em que esta entrevista teve a produção finalizada, o radialista recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina.

Esta edição do Estação Memória tem a seguinte ficha técnica:
Entrevista e edição: Thaila Nagazawa
Pauta e produção: prof. Emerson Dias
Supervisão: prof. Mário Benedito Sales