Loading...
Tecnologia e Inovação

Cartilha para exportação de serviços

Cartilha

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre a cartilha com dicas para exportação de serviços, elaborada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O Guia Básico para Exportação de Serviços é um material que dá dicas a empresas interessadas em exportar serviços e em ter sucesso no comércio exterior. Com isso, a cartilha tem como objetivo fortalecer a atuação de empresas nacionais no comércio internacional.

As empresas brasileiras do setor de comércio e serviço representaram 73,3% da participação no valor adicionado do PIB do país em 2016. Também no ano passado, a exportação de serviços rendeu 18,5 bilhões de dólares de faturamento para cerca de 12 mil empresas brasileiras. Porém, mesmo com resultados significativos, o Brasil ocupa apenas a 32ª posição entre os exportadores de serviços no mundo.

Para fazer com que o país suba nessa classificação, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços busca levar para outros países o potencial das empresas nacionais com essa cartilha.

Dentro do material, o Ministério apresenta dez dicas para as empresas daqui se destaquem no exterior. Entre as dicas apresentadas estão: “estudar o mercado”, “planejar”, “conhecer a tributação” e “definir um alvo para o negócio”.

Para conhecer essas e outras dicas mais a fundo, o Guia Básico para a Exportação de Serviços está disponível no site do Ministério, que é o www.mdic.gov.br. Repetindo: www.mdic.gov.br.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.