Loading...
Azylo Hotel

Canned Heat, a sopa quente do blues

Esta banda em si nunca foi considerada uma das dez melhores bandas que nasceram no signo do Psicodélico, nasceram por vota de 1965, contam em alguns boatos e correm rumores pelas esquinas de Los Angeles, Califórnia que tem vestígios de bem antes de 65, corriam jam’s e booguies com estes meninos arteiros do blues.

Alan Wilson e Bob Hite, rolavam pelas pradarias em busca de sons e curtições ao redor de fogueiras e tirando blues antigos de raízes. On the Road Again é uma desta clássicas que eles se apoiaram firmes e decididos a levarem como seu hino, o álbum foi lançado logo após sua participação no Festival de Monterey Pop em 1867.

O sucesso foi tamanho que já asseguraram sua participação no Woodstock em 1969. Seu álbum Boogie with Canned Heat estourou a banca com a participação em festivais que não pararam mais. O sucesso foi tamanho que com o dinheiro ganho, pagaram as dívidas de uma pequena cidade do interior e acabaram morando lá.

Em 1970, Alan foi encontrado morto em sua casa com suspeita de overdose. Bob levou a banda até 1980 quando sua participação em um festival de Montreux foi um ponto alto da banda.

Bob logo após um show teve um ataque cardíaco e veio a falecer. Assim a história da banda pensava-se que tinha terminado, e eles sobreviveram até hoje fazendo shows ao redor do planeta.

Teve um fator histórico na banda no início que marcou como uma lenda. Foi incorporado o famoso guitarrista solo Henri Vestine, que logo saiu e foi tocar no The Mothers of Invention, e o Zappa sempre alertava ele de que quando fumasse no banheiro deixasse limpo de odores. E Henri jogava talco e assim sujava o chão, então Frank mais uma vez o alertou e ele pediu as contas.

Coisas do gênero, Canned Heat foi sempre uma banda de blues essencialmente blues rebuscando nas raízes suas referências. Um de seus álbuns mais excêntrico é o Hooker’n’Heat duplo em 1971 com John Lee Hooker, logo em seguida em 1981 fizeram uma versão póstuma ao vivo. Canned Heat é uma banda de brancos que tocam blues em ritmo de booguie criado por eles o Heat.

Nesta programação vocês ouvirão um especial deles em uma rádio que não consta em lista alguma de disco oficiais lançados. Vale a pena ouvir e se divertir. Só quero que vocês sejam felizes como eu sou.