Loading...
Marginália

Naná Vasconcelos, o caboclo de Lança

Essa semana o programa Marginália apresenta um especial com Naná Vasconcelos, eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy.

No último dia 9 de março, Naná Vasconcelos veio a falecer, aos 71 anos de idade, após uma parada respiratória em decorrência de complicações da doença. No dia de sua morte, o estado de Pernambuco declarou luto oficial de três dias em memória do artista.

“Mesmo se eu morrer, não quero ninguém chorando, quero muito batuque, muito barulho, porque, se vocês fizerem silêncio, vou pensar que vocês estão dormindo e vou fazer como em casa, com minha esposa. Quando ela está dormindo, faço barulho para ela acordar. É a cigarra”

No dia 9 de dezembro de 2015, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – sem nunca ter cursado nível superior. Em 2013, o músico fez a trilha sonora da animação O Menino e o Mundo, que concorreu ao Oscar de melhor filme de animação em 2016.

Nana faz parte da lista de grandes artistas brasileiros esquecidos pela mídia comercial e ovacionado pela mundial.

“Quando você aprende teoria musical por livros, precisa sempre consultar os textos. Quando você aprende com o corpo, é como andar de bicicleta. Seu corpo se lembra.” Dizia ele.

Crédito: Reprodução

Ouça no mobile