Loading...
Tecnologia e Inovação

Brasscom lança Guia de Funções de TIC

Brasscom

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre o lançamento da segunda edição do Guia de Funções de TIC da Brasscom.

A Brasscom é a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação. A Associação exerce o papel de articulação entre os setores público e privado. A Brasscom tem a função de discutir temas estratégicos, como relações laborais, tributação, marcos legais para o setor de TIC, entre outros.

O Guia de Funções de Tecnologia da Informação e Comunicação tem como objetivo apresentar o perfil do profissional de TI através da ótica do setor produtivo. Dessa maneira, o Guia contribui para diminuir a lacuna entre o que é ensinado pelas instituições de ensino e as demandas das empresas.

Para esse objetivo, o Guia apresenta competências técnicas e comportamentais das 15 funções mais contratadas pelo setor de TIC no Brasil. Algumas das funções apresentadas são: Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática, Técnico de Apoio ao Usuário de Informática e Programador de Sistema de Informação.

Um material como esse se faz necessário principalmente porque o setor de TIC está cada vez mais presente na sociedade.

E assim como em várias áreas, os recursos humanos são o que fazem o setor se mover.

A importância desse material também pode ser percebida pelas frequentes mudanças e inovações que o setor de tecnologia da informação passa. Sendo assim, o profissional de TIC precisa estar qualificado e atualizado sobre as diferentes e novas demandas do trabalho na área.

E não é apenas no aspecto técnico que o TIC influencia na sociedade. O setor também é inovador na transformação da cultura organizacional e dos costumes dos ambientes de trabalho.

O guia, por exemplo, aborda a questão da diversidade e inclusão como estratégia desse campo de ação. Com isso, o TIC tem como objetivo fomentar os espaços colaborativos e impulsionar a criatividade, a cooperação e a motivação dos funcionários, segundo o material.

Estudantes, instituições de ensino, setor público e empresas que querem conhecer a opções de um profissional de TIC pode acessar o Guia gratuitamente no site brasscom.org.br. Repetindo: brasscom.org.br.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção: Mariana Paschoal. Locução: Bárbara Vendrame; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.