Loading...
Ziriguidum

A boa e velha essência da Roda de Samba

Roda

Todos os grandes amantes do samba sabem quais as canções que não podem faltar numa boa roda de samba. O programa dessa semana traz a vocês toda essa essência das rodas de samba, exaltando suas origens, suas tradições e suas novidades também, pois os grandes compositores não param de nos presentear com várias canções que tem tudo para se tornar um grande clássico do samba. Os estilos de samba que mais são tocados nessas rodas são os sambas de partido alto e aquele samba malandro, conhecido como samba do morro.

Os frequentadores de uma boa roda de samba sabem muito bem que o samba de partido alto é o que move uma boa roda de samba. Canções de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, entre muitos outros, nunca podem faltar.

Essas canções atravessam gerações e sempre que é tocada parece que é uma canção recém-composta, pois a galera não cansa de ouvir e cantam hoje, cantam amanhã e assim segue a tradição de décadas levando essas grandes canções, desses grandes intérpretes, cada vez mais longe.

Atrelado ao samba de partido alto temos também o grande samba malandro, aquele estilo de samba também conhecido como samba de morro, que também não podem faltar nas rodas de samba. Um dos nomes mais conhecidos do samba de morro é nosso grande músico e sambista Berreza da Silva. Bezerra fez muito sucesso interpretando grandes canções compostas por ele e por grandes parceiros.

Suas canções normalmente tinha uma letra cômica e de duplo sentido, as vezes contando algum conto engraçado como a canção ”Sequestraram Minha Sogra”, as vezes fazendo uma crítica social ou política. Dessa forma, suas canções caíram no gosto dos sambistas do Brasil a fora e, desde então, suas músicas foram inseridas eternamente nas rodas de samba do Brasil e de todo mundo. Bezerra da Silva se tornou um ícone e uma referência para todos das grandes comunidades e periferias.

Estão curiosos para curtir a Roda de Samba do Ziriguidum? Então não perca tempo e dê o play em nosso programa.