Loading...
Tecnologia e Inovação

Automonitoramento ambiental

Empresas emissoras de gases poluentes podem procurar laboratório da UEL para auxiliar no automonitoramento ambiental.

Empresas paranaenses que utilizam combustão e, consequentemente, emitem gases e material particulado em seus processos de produção precisam seguir os critérios para Controle da Qualidade do Ar definidos pela Resolução da SEMA 16/2014. O objetivo da resolução é “permitir o desenvolvimento econômico e social do estado de forma ambientalmente segura”.

Para se adequarem ao que é proposto pela normativa, as empresas podem procurar os serviços do Laboratório de Análises Cromatográficas e Ambientais (LACA) do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O laboratório é voltado para empreendimentos ou instituições que desenvolvam atividades que abriguem fontes efetivas ou potencialmente poluidoras do ar. O LACA faz parte do banco de consultores e prestadores de serviço da Agência de Inovação da Universidade (Aintec).

Por meio de amostragens e análises laboratoriais de poluentes atmosféricos, o LACA faz “o controle de qualidade do ar, que é um instrumento básico da gestão ambiental para a proteção da saúde e bem-estar da população e melhoria da qualidade de vida”, explica a coordenadora do LACA, Maria Cristina Solci.

Entre os setores que podem se beneficiar com os serviços do LACA estão os que agrupam atividades ligadas a agrotóxicos, alimentos, extração e beneficiamento de minerais, fábrica de rações, geração de calor e energia, indústria eletrônica, transporte, indústria de papel e celulose, mecânica, química, metalúrgica, petróleo, produtos agrícolas, entre outros.

A professora Maria Cristina afirma, de acordo com sua experiência à frente do LACA, “que através da Aintec torna-se mais ágil o relacionamento com as empresas principalmente em relação ao pagamento aos serviços prestados”.

Como solicitar o serviço

A Aintec auxilia na interação entre empresas e a universidade. Se houver interesse nos serviços oferecidos por este laboratório, a Agência faz a interação para todo o processo de contratação através do e-mail [email protected], ou pelo telefone (43) 3371-5812.